07 DEZ 2022
OBRAS PÚBLICAS
Em ação inédita, Prefeitura de Vinhedo revitaliza todas as fontes municipais
Monumentos, em diferentes pontos da cidade, estavam há pelo menos quatro anos sem nenhuma manutenção
Em ação inédita, a Prefeitura de Vinhedo está concluindo a revitalização de cinco fontes de água em diferentes pontos da cidade, que há pelo menos quatro anos estavam sem nenhuma manutenção. Depois de um longo período sem operação, a Fonte Santa Claudina, a Fonte Praça da Amizade e a Fonte Praça Sant'Ana estão funcionando novamente, deixando a paisagem da cidade mais bonita. A Fonte do Portal do Cristo está com as obras em fase de finalização e a Bica do Boi foi revitalizada, mas o poço não tem água.

“A revitalização das praças é uma das ações de recuperação do patrimônio do nosso município que estão sendo realizadas no nosso governo. Vinhedo tem muitas riquezas culturais e não podemos permitir que elas se percam. Estamos cuidando da nossa cidade com muito zelo e compromisso, para que os moradores possam usufruir de tudo o que ela oferece”, comentou o prefeito Dr. Dario Pacheco.

Entre muitos projetos na cidade, estão sendo revitalizadas todas as escolas, unidades de saúde, Memorial do Imigrante Tuto Gasparini, Portal de Vinhedo, Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, praças, campos esportivos e nascentes. Também serão revitalizados o Portal do Cristo e o Parque Municipal Jayme Ferragut. “O trabalho é grande, mas queremos que os vinhedenses possam voltar a sentir muito orgulhos da nossa cidade”, disse Dr. Dario.

Como as fontes estavam há muito tempo sem manutenção, o trabalho de revitalização foi intenso e longo, com recuperação de todos os sistemas que compõem cada equipamento. Todas as fontes foram testadas várias vezes para que não restasse nenhum vazamento no projeto. “Foi um grande trabalho. Chegamos a ligar as fontes várias vezes, achando que as obras estavam concluídas, e surgiam novos vazamentos que nos forçaram a recomeçar os trabalhos. Mas agora estamos concluindo esse projeto que vai deixar Vinhedo ainda mais bonita”, afirmou o secretário de Serviços Públicos, Davilson Antunes.

Santa Claudina

Na Fonte Santa Claudina (fonte da rotatória), na Avenida Independência, foram consertados diversos pontos de vazamentos, trincas, pontos de perfuração e foi refeita toda a manta impermeabilizadora, que estava ressecada. No trabalho, foram recuperados bicos quebrados,  encanamentos quebrados e vandalizados, no interior da fonte. O local recebeu nova iluminação led, nova bomba de efeito e novo painel de comando com controle automático.

Praça da Amizade

A Fonte Praça da Amizade, na Avenida Castelo Branco, apresentava uma trinca no tanque subterrâneo, com vazamento 1,5 mil litros de água por dia. Bombas e painel não funcionavam. Os trabalhos incluíram revestimentos em diferentes locais, pintura do globo com as cores e desenhos originais, limpeza do fosso e grades no entorno do monumento, reforma nas bombas e no painel de comando.

Todas as trincas da Fonte Praça da Amizade foram seladas, uma delas com dois metros de altura por meio centímetro de espessura, entre duas paredes do mesmo tanque.  Foi instalado um novo sistema de filtragem com equipamentos novos e painel próprio e refletores em led.

Praça Sant’Ana e Bica do Boi

A Fonte da Praça Sant’Ana , em frente à Igreja Matriz Sant’Ana, não tinha bomba nem sistema de tratamento. Os equipamentos foram instalados, com novo sistema de filtragem e painel de comando. Todo o interior da fonte foi impermeabilizado com hidrofulgante.

A Bica do Boi, na Estrada da Boiada, também passou por processo de recuperação, substituição de equipamentos e revitalização, mas não está em funcionamento porque não há água no poço. A Secretaria de Serviços Públicos e a Sanebavi avaliam medidas a serem adotadas no local para que o poço volte a produzir água.

Portal do Cristo

A Fonte do Portal do Cristo estava vazia, com muitos buracos e sem equipamentos funcionando. Foi feita impermeabilização em toda a fonte e a reforma da bomba. O local recebeu novo sistema de encanamentos com jatos de efeito, novo sistema de filtragem e novos refletores em led RGB. Também está sendo feita uma nova concretagem no piso, reforçando o fundo da fonte, que será concluída assim que as chuvas derem trégua.

Autor: Silvana Guaiume