12 DEZ 2022
Vinhedo intensifica testagens de HIV e Sífilis no mês de dezembro
Testagem possibilita prevenção, diagnóstico, tratamento e supressão viral do HIV; também oportuniza o diagnóstico e tratamento da sífilis
A Secretaria de Saúde de Vinhedo promove em dezembro o Mês de Luta contra a Aids, intensificando as testagens de HIV e Sífilis nas unidades municipais de saúde, dentro da Campanha Fique Sabendo 2022, que este ano tem como tema “Sem discriminação, sem preconceito e com muito respeito”. O dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra Aids. Até novembro deste ano, foram feitas em Vinhedo 1.599 testagens de HIV e Sífilis, 15% mais do que no ano todo de 2020, quando foram realizadas 1.389 testagens.

Este ano, a Prefeitura de Vinhedo foi premiada na 4ª Edição do Prêmio Luiza Matida TVHIV e/ou Sífilis Congênita do Estado de São Paulo, entregue para cidades paulistas que atingiram indicadores selecionados para redução ou eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou sífilis. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 5 de dezembro, em São Paulo.

Em Vinhedo, a testagem é oferecida durante o ano todo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e intensificada no período da campanha, quando também é realizada em clínicas de reabilitação para dependentes químicos. Os moradores interessados podem comparecer à UBS e solicitar que a testagem seja feita. O resultado sai na hora, com todo sigilo. Desde 2018, Vinhedo registra a média de 12 novos casos por ano.

A testagem é a porta de entrada na cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral do HIV. No caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa.

A campanha anual Fique Sabendo é uma importante ação junto às populações mais expostas. A campanha busca promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam sua situação sorológica, favorecer a repetição do exame para pessoas mais vulneráveis, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico. A campanha também permite reforçar as ações de prevenção e diagnóstico ao HIV, outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e o cuidado integral às pessoas que vivem com HIV.

HIV gestantes e crianças
2018 – 2 casos
2019 – 2 casos
2020 – 2 casos