16 DEZ 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Alunos do curso da Guarda Municipal de Vinhedo iniciam trabalho nas ruas e ampliam segurança já no período de festas
Nessa etapa avançada da capacitação, 23 alunos vão aprender com a prática, observando o trabalho dos guardas municipais experientes

Alunos do Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal de Vinhedo (CFPGMV) estarão nas ruas a partir desta sexta-feira, período de festas, para reforçar os trabalhos de proteção e segurança dos moradores e visitantes da cidade. Alunos do Curso de Formação Profissional Municipal de Vinhedo (CFPGMV), estão nas ruas para reforçar ainda mais os trabalhos de proteção e segurança dos moradores e visitantes de nossa cidade. Ao todo são 23 alunos, sendo 16 de Vinhedo e 7 da cidade de Conchal (SP), que vieram aprender em Vinhedo como é feito o patrulhamento na época de festas. Durante quatro meses, o efetivo vai aprender na prática, observando o trabalho dos guardas mais experientes. Após a conclusão do treinamento, os 16 aprovados passarão a compor o efetivo da Guarda Municipal de Vinhedo.

“Essa é a primeira contratação, e treinamento, de novos agentes para a nossa Guarda Civil Municipal em 10 anos. Estamos reforçando a equipe, adquirindo novos uniformes e equipamentos para cuidar da segurança das pessoas em nossa cidade. Vinhedo se destaca como uma das mais seguras do Brasil e vamos continuar trabalhando para estarmos sempre em primeiro lugar no que se refere à proteção dos moradores e cidadania”, afirmou o prefeito Dr. Dario Pacheco.

Nas atividades em campo, o grupo será supervisionado por uma equipe coordenada pela Inspetoria de Instruções. Ao final das atividades, os alunos serão avaliados. O CFPGMV, nos termos da Lei Federal n° 13.022/2014 e Lei Complementar Municipal n° 124/2013, é o curso destinado à capacitação teórica e prática do servidor público que irá iniciar a carreira guarda municipal, tem duração de 1.465 horas, em aproximadamente 12 meses.

Os alunos ingressaram no curso de formação profissional no dia 1° de agosto deste ano, aprovados em concurso municipal, e já passaram por um intenso e rigoroso treinamento, em que adquiram conhecimentos e capacitação para proteger a cidadania e segurança da população. Foram 560 horas de aprendizado prático e teórico.

As lições incluem instrução de hierarquia e disciplina, segurança pública, legislação, primeiros socorros, direção de viaturas de emergência em situações de risco, armas e munições de menor potencial ofensivo, técnicas de defesa pessoal, condicionamento físico, uso diferenciado da força, controle de tumulto, ética e cidadania, técnicas de prevenção à violência contra grupos de vulneráveis. Depois dos quatro meses, os aprovados passarão a compor o efetivo da Guarda Civil Municipal de Vinhedo.

Autor: Silvana Guaiume