16 DEZ 2022
Prefeitura promove lançamento do novo guia de turismo Visite Vinhedo
Material está disponível online, no link https://bit.ly/guiaturisticodigital_vinhedo, e também em livreto e por Qr Code
A Prefeitura de Vinhedo promoveu o lançamento de uma importante novidade para o turismo municipal nesta sexta-feira (16). O novo guia Visite Vinhedo está disponível online, no link https://bit.ly/guiaturisticodigital_vinhedo, e também em livreto e por Qr Code. Os livretos serão distribuídos em 15 pontos de turismo da cidade, inclusive nas atrações turísticas, no receptivo turístico do Portal de Vinhedo e do Memorial do Imigrante Tuto Gasparini.

O lançamento do material inédito foi feito no gabinete do prefeito Dr. Dario Pacheco. “Essa iniciativa traz muita alegria e satisfação. É um novo passo para consolidar Vinhedo como destino turístico. Quando assumi, vivíamos a pandemia, que deixou a cidade sensibilizada, e precisávamos recuperar praticamente todos os espaços públicos. Minha gestão tem uma grande preocupação com a estrutura e infraestrutura, mas também me preocupo muito com o lado humano, a autoestima, a alegria e o bem-estar”, disse Dr. Dario.

O prefeito lembrou que está realizando o maior pacote de obras já feito em Vinhedo para revitalizar os espaços públicos e também para investir em produção de água e mobilidade urbana, inclusive com abertura de novas ruas. “Começamos com o Vinhedo de Cara Limpa, que deixou nossa cidade mais bonita. E prosseguimos com o maior pacote de obras do nosso município, o Inova Vinhedo e o Transforma Vinhedo. Tenho ouvido comentários de prefeitos e autoridades da região dizendo que nosso governo está no caminho certo e tenho certeza disso”, alegou.

Dr. Dario disse que sempre acreditou e defendeu o potencial turístico de Vinhedo. “É uma fonte de renda limpa, o turista gera riqueza para a cidade e deixa alegria. Saúde não é só remédio, é bem-estar e qualidade de vida. No turismo, já somos top”, afirmou, lembrando que o município recebeu em dezembro de 2022, da Top Destinos Turísticos, o prêmio na categoria Turismo Rural e foi um dos três finalistas na categoria Turismo Gastronômico

O lançamento do Visite Vinhedo teve ainda a presença do secretário de Cultura e Turismo de Vinhedo, Renato Romanetto, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e da Associação Italiana de Vinhedo, Juliano Gasparini, o diretor representante da Associação Comercial e Industrial de Vinhedo, Emerson Benezatto, o presidente da Associação Vinhedense de Turismo (Avetur) e da Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo (Avivi), Célio Campovila, o diretor da Associação dos Produtores de Vinho de Vinhedo (Aprovin), Angelo Bacetti, e o diretor de Turismo de Vinhedo, Heitor Gaudenci.

“Esse núcleo tem colaborado muito com o turismo em Vinhedo”, afirmou Romanetto. O guia apresenta a cidade de Vinhedo, as principais atrações turísticas, propriedades de turismo rural, atividades culturais, espaços gastronômicos e opções de hospedagem, entre outras informações. Complementa o mapa que havia sido lançado no Festival de Inverno de Vinhedo, em julho.

Segundo Romanetto, a finalidade do guia é tornar o turismo ainda mais acessível. Em todos os pontos citados, no livreto e no site, há um QR Code com fotografias em 360 graus e audiodescrição. No local onde o livreto é distribuído, há também QR Codes em cubos, para facilitar o acesso de pessoas com dificuldade de visão, que apresentam todos os pontos de turismo, com audiodescrição.

Para o próximo ano, explicou o secretário de Cultura e Turismo, será realizado um trabalho nas escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Educação, para fortalecer o turismo da cidade para os moradores, apresentando as atrações da cidade para os estudantes, que vão se tornar multiplicadores dessas informações.

“Cada vez mais o município caminha para se tornar uma cidade turística de relevância. Faz parte do Circuito das Frutas há anos e do Distrito Turístico Serra Azul desde que foi lançado, em novembro do ano passado. Também recebemos este ano o prêmio da Top Destinos Turísticos. Vamos trabalhar para ampliar ainda mais essa vocação, afirmou Romanetto.

Autor: Silvana Guaiume