16 JAN 2023
ESPORTE E LAZER
Vinhedense estreante no Rally Dakar finaliza no Top6 geral dos UTVs
O maior rali do mundo terminou no domingo, em Dammam, às margens do Golfo Pérsico

Os pilotos de Vinhedo Rodrigo Luppi e Bruno Conti, pai e filho, completaram 8.500km durante os 15 dias no deserto às margens do Golfo Pérsico, em Dammam, o 45º Rally Dakar. Conti é estreante e o piloto sul-americano mais jovem da edição 2023 e finalizou o Dakar na 6ª colocação na geral dos UTVs T4. Rodrigo Luppi/Justo fecharam a segunda participação da dupla na competição em 29º na categoria, após liderarem por três etapas consecutivas. As duplas pilotaram UTVs Can-Am Maverick XRS preparados pela South Racing, uma das maiores equipes do grid.

Dos 11 brasileiros no Dakar, apesar de estreante e mais jovem do grupo, Bruno Conti teve o terceiro melhor desempenho, atrás de Gustavo Gugelmin e Lucas Moras. Luppi que está em sua segunda participação, e o filho Bruno ,estreante, completaram uma das edições mais duras da competição, na região do Mar Vermelho. “Esse ano além de competidor, tive a responsabilidade de pai, imaginar que o Bruno iria passar pelo menos lugares. Com 18 anos ficou em 6º na geral e 2º lugar entre os Rookies (estreantes). A cada etapa foi encontrando o ritmo e conquistou um excelente resultado. Foi muita emoção e estou bem orgulhoso. Agradeço nossos patrocinadores e toda a torcida e energia que mandaram para gente nestes dias.” ressalta Rodrigo.

Como preparação para o Dakar em 2022, Conti participou do South American Rally Race (Argentina), Rally dos Sertões, Rally do Marrocos e, em dezembro, treinou no Deserto do Atacama (Chile) com o
piloto Chaleco López, um dos Legends do Dakar.  O piloto comenta sobre a sua experiência,"Não imaginei que o Dakar fosse tão difícil, a experiência ao lado do Pedro valeu muito a pena, a corrida tem seu valor e, agora entendo, porque é tão prazeroso ganhar pela dificuldade que enfrentamos. Inclusive, muita gente comentou que foi uma das edições mais duras. Todo o esforço e tempo dedicado para estar aqui não foram em vão.”,. O paulista entrou para os ralis em 2018, aos 14 anos, sempre na categoria UTVs, por incentivo do pai, que tem mais de 20 anos no off-road.

O Dakar contou com 790 competidores, sendo 102 Legends (com mais de 10 participações) e 130 Rookies (estreantes). A prova somou pontos para o Mundial de Rally Cross Country (FIA e FIM).Mais informações: www.dakar.com e App Dakar Rally 2023.

Autor: Sophia Ribeiro