16 FEV 2023
Vinhedo vai ganhar mais duas linhas de ônibus no transporte municipal
Mudança prevê reativação das linhas 407 e 410, que foram suspensas na pandemia e, após pedidos de moradores, retornam a grade de itinerários

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, vai reativar duas linhas do transporte municipal para atender os Bairros da Capela e da Caixa D’Água.  As novas linhas foram apresentadas na última terça-feira (14) durante a live do prefeito, Dr Dario.

“Vamos disponibilizar dois ônibus, sendo um deles micro-ônibus para fazer um percurso do bairro Caixa D’Àgua até o centro e outro veículo tipo ônibus para o bairro da Capela, agilizando o percurso e trajeto para os moradores. Um pedido de vários anos que vamos lançar a partir de abril”, explicou o prefeito.

A mudança prevê alterações nas linhas 401, 403 e 406, como também a reativação das linhas 407 e 410, que foram suspensas na pandemia e, após pedidos de moradores, retornam a grade de itinerários. Além da linha 401, com a aquisição e troca do ônibus por um micro-ônibus, de tamanha reduzido.

Por ser menor, o micro-ônibus adaptará à linha uma rota retornando ao percurso antigo, passando por baixo do túnel da linha férrea, possibilitando aos moradores do bairro um trajeto mais curto até o Centro. A linha 401 terá percurso reduzido e, com isso, menores intervalos de trajeto, com mais opções de horários. A linha 407, receberá o veículo que atualmente é utilizado pela linha 401 e reforçará as regiões dos bairros Três Irmãos, Sete Bairros, Morada da Lua e Jardim Melle, além de atender a Rua Afonso Garbuio, devido aos condomínios que foram construídos.

Capela

Já a linha 410, que atende ao bairro da Capela, vai realocar rotas da linha 406, com o objetivo de desafogar o itinerário e encurtar o intervalo entre horários. Atualmente o bairro é dividido entre dois principais bairros na Capela, Palmares (406) e Paineiras (409), passará a ser atendido além desses dois bairros o São José (410) oferecendo mais opções da mobilidade urbana.

As mudanças estão previstas para terem início em 60 dias. Com o retorno das duas novas linhas, a Prefeitura contará com nove linhas ativas, as de números 401, 402, 403, 404, 405, 406, 407, 409 e 410.

Autor: Ana Cândida Briski