01 MAR 2023
Vinhedo oferece prática de Auriculoterapia em novos horários e locais
A partir de 1º de março, atendimento será realizado na UBS Casa Verde,UBS Planalto, Igreja São José e Igreja São Francisco de Assis, nas segundas, quartas e sextas
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, vai oferecer a partir desta quarta-feira (1º) atendimentos de Auriculoterapia – Prática integrativa e Complementar de Saúde – em novos horários e locais. A ação se estende durante todo o mês de março na UBS Casa Verde, UBS Planalto, Igreja São José e Igreja São Francisco de Assis, nas segundas, quartas e sextas.

Os atendimentos são limitados e preenchidos por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento ou encaminhamento. Podem participar adultos e crianças acima de 5 anos de idade.

A auriculoterapia é baseada no conceito de a orelha ser um microssistema que representa todo o corpo como um mapa. O tratamento não tem contraindicações. Somente no ano passado, mais de 12,2 mil vinhedenses foram atendidos com a prática.

A técnica integra as Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Sistema Único de Saúde), regulamentadas pela Portaria nº2/GM/MS de 28 de setembro de 2017, atendendo às diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como funciona?

A auriculoterapia é realizada na parte externa da orelha, que representa os órgãos do corpo humano. A prática é um dos ramos da acupuntura destinado ao tratamento das enfermidades físicas e mentais por meio de estímulos nos pontos nervosos da orelha. O paciente passa por consulta para que seja feito um diagnóstico de como a técnica pode ser aplicada ao seu caso. Através do tato e da análise visual, o terapeuta identifica os pontos na orelha que devem ser pressionados com a aplicação de sementes de mostarda com adesivos. Essas sementes vão fazer pressão sobre esses pontos aliviando os sintomas do paciente.

As sementes podem permanecer na orelha por sete dias ou até caírem. Não há um perfil único de pacientes e qualquer morador pode utilizar a técnica. A duração do tratamento é definida pelo terapeuta.

Atendimento

- UBS Casa Verde – Rua Morubixaba, s/nº, Casa Verde – Segunda-feira, das 9h às 10h (20 vagas)
- Igreja São José – Rua Malaquita, 11, Jardim Bela Vista – Quarta-feira, das 6h às 8h (40 vagas) e das 13h30 às 14h30 (20 vagas)
- UBS Planalto – Rua Brasília, 273, Vila Planalto – Quarta-feira, das 10h às 11h– (20 vagas) e das 15h às 16h (20 vagas)