27 MAR 2023
FESTA DA UVA
Tombo da Polenta apresenta show de novidade e sabor
Realizada pela primeira vez em Vinhedo, a atração poderá ser vista novamente no próximo final de semana
As imagens correram pelas redes sociais, e não poderia ser diferente. Afinal, realizado pela primeira vez na cidade de Vinhedo, o Tombo da Polenta é realmente um show à parte e reuniu diversos curiosos à frente do imenso tacho repleto de fubá e água, e que não saíram da frente enquanto não registraram o ritual por completo.

Preso a uma estrutura construída especialmente para o momento, a panela tinha a missão de reproduzir uma antiga tradição das casas das nonas, embora em dimensões maiores. Tudo pra saciar a curiosidade, mas também a fome das milhares de pessoas previstas para comparecerem na 59ª Festa da Uva e 11ª Festa do Vinho de Vinhedo.

A ação teve à frente a Associação Italiana Vinhedense, em parceria com a Associação Italiana de Valinhos, e em conjunto às Paróquias São Sebastião, Sant’Ana, São Francisco e Nossa Senhora de Lourdes, todas as Vinhedo.

No sábado, depois de cozinhar por mais de 5 horas, e de receber as bênçãos dos padres ali presentes, o presidente da Acivi, Juliano Gasparini, no comando do microfone, narrou cada passo do ritual, desde o momento em que as autoridades puderam ajudar a mexer o tacho, com imensas colheres de pau, passando pelo içamento da panela, até a contagem regressiva para o tão esperando show acontecer.

E assim, todos puderam ver e registrar a polenta, já pronta, sendo entornada, numa temperatura acima de 90 graus, no tabuleiro que logo foi colocado à disposição pra ser comercializado aos visitantes da feira. Tudo ao som de ‘La Bella Polenta’ e acompanhado dos dançarinos do Grupo La Bella Tarantella, pertencente à Associação Italiana e Casp (Centro Artístico Silvia Prado).

No domingo, também por volta das 13 horas, o ritual se repetiu, e poderá ser acompanhado novamente no próximo final de semana da festa, no sábado e domingo, no mesmo horário.

Cada porção de polenta é vendida ao preço de R$ 15, e acompanha molho com carne e queijo, com lucro revertido às Paróquias de Vinhedo.

59ª Festa da Uva e 11ª Festa do Vinho de Vinhedo
Dias: 30 e 31 de março e 1 e 2 de abril
Funcionamento: quinta e sexta das 17h às 22h, sábado das 10h às 22h e domingo das 10h às 21h
Autor: Rafael Faria