13 ABR 2023
Número de atendimentos em saúde de 2023 é o dobro de 2019
Média diária de atendimentos na urgência e emergência chega a ser de 750 casos por dia no primeiro semestre do ano

Apesar de os casos de Covid-19 terem reduzido consideravelmente, o atendimento para casos de urgência e emergência na rede municipal de saúde de Vinhedo ainda está acima da média registrada antes da pandemia, em comparação com os três primeiros meses do ano.

O total de atendimentos, do período de 1 de janeiro até 31 de março de 2022 foi de 34.855. Já em 2023, nesse mesmo período, foram registrados 22.411 atendimentos.

Os números mostram mais que o dobro do atendimento diário, numa comparação com 2019. Se antes da pandemia, a média diária era de 350 atendimentos, atualmente chegam a 750 casos por dia. Já na comparação com o ano anterior, é vista uma queda.

Porém, nos três primeiros meses de 2022 houve uma disseminação com maior facilidade dos casos de Covid pela variante ômicron, o que explica este número.

Atualmente, segundo o secretário municipal de saúde, Milton Ribolli, os atendimentos se concentram em casos de sintomas que se confundem com Covid e outras intercorrências respiratórias, em sua maioria.

São levados em consideração os dados de atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e do Pronto Atendimento da Capela (PA).

Também foram divulgados dados dos insumos de saúde. O total de medicamentos nas farmácias municipais no período de 1 de janeiro até 31 de março deste ano foi de: 1.579.582 O total de dietas foi de 22.122 e o total de fraldas foi de 107.413.

Já a média de insumos dispensados por mês foi de 1.760.185,00.

Autor: Victoria Sampaio