20 ABR 2023
Dia é marcado por ações pela paz nas escolas
Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil organizaram força-tarefa nas unidades de ensino

O dia 20 de abril, véspera de feriado de Tiradentes, foi marcado por várias ações pela promoção da paz nas escolas de Vinhedo. Com o reforço das forças policiais da cidade, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, além dos agentes de segurança contratados para as escolas, nenhum incidente foi registrado no município.

“A segurança dos nossos alunos é prioridade, agradeço o reforço das forças policiais e as famílias que estão apoiando nossas ações em prol de uma convivência sadia e harmoniosa nas nossas escolas”, agradeceu o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz.

Cada unidade de ensino organizou sua própria atividade de acolhimento às famílias, entregando mensagens, flores, bombons e abraços, fortalecendo uma cultura de paz para as crianças e bebês que integram a Rede Municipal.

Os funcionários das escolas vestiram branco e se misturaram os alunos com as camisetas brancas do uniforme para celebrar o amor e união na comunidade escolar vinhedense. “Foi um dia muito gratificante, todos unidos para fortalecer a cultura de paz dentro e fora das escolas”, destacou a secretária de Educação Rogéria Nicoletti.

Desde a última quarta-feira, Vinhedo conta com segurança especializada nas escolas das redes municipal e estadual, para trazer mais tranquilidade aos pais e educadores. A medida faz parte de um pacote de 10 ações anunciadas pelo prefeito Dr. Dario Pacheco para reforçar a segurança nas escolas.

Também já está em uso nas unidades de ensino o botão de pânico, que permite o acionamento rápido da GCM, caso haja alguma emergência. Após o sinal, o COI (Centro de Operações e Inteligência) contata as viaturas mais próximas, que prontamente se dirigem ao local da ocorrência.

Além de um segurança em cada unidade de ensino e do botão de pânico, a Prefeitura vai implantar catracas com biometria nas escolas. Também está em fase de licitação, as etiquetas inteligentes a serem colocadas nas mochilas dos alunos (TAG) que usam o transporte escolar, iniciativa inédita na região, que permite o rastreamento on-line da localização dos filhos pelos pais.

A Prefeitura também anunciou a contratação de mais 40 guardas municipais via concurso público e a disponibilização de mais duas viaturas para o PAE (Patrulheiro Amigo da Escola).

Autor: Ana Cândida Briski