26 ABR 2023
Vinhedo recebe Feira Flamenca a partir desta sexta-feira, 28
Evento traz Mercedes de Córdoba, destaque da cena flamenca na Espanha para única apresentação, e atrações como exposição e feira de artigos, roupas e gastronomia típicos
Vinhedo recebe no final de semana, a Feira Flamenca entre 28 de abril e 01 de maio, que contará com com shows nacionais e internacionais, cursos, exposição, feira de artigos, roupas e gastronomia, além de um encontro com a renomada maestra espanhola, Mercedes de Córdoba. O ingresso solidário para a feira é 1 kg de alimento não perecível e as doações irão para a ação social To Go.

Aberta para todo o público, a feira de artigos e roupas típicas terá a participação de empresas do ramo do flamenco no Brasil que comercializam saias, figurinos, castanholas, flores, brincos, manton (chale), abanico (leque) entre outros, como A Fulana Flamenco, Bierzo Flamenco, Ole Flamenco, Flamenco Por Aí e Feitoria Calçados Flamencos. A parte gastronômica fica a cargo da Casa Paco Gastronomia, com bebidas e pratos típicos espanhóis tais como tapas espanholas e “raciones” de paellas, que são porções menores do prato.

A Feira Flamenca também tem como tradição promover o intercâmbio dos alunos e do público em geral com grandes artistas flamencos brasileiros, mas principalmente com maestros e maestras renomados da Espanha como o cantaor Trini de la Isla e o bailaor Alfonso Losa, artistas presentes em edições anteriores.

Nesta edição, além da ilustre participação de Mercedes de Córdoba vinda diretamente da Espanha para a feira, os shows contam com um baile formado pelas bailaoras brasileiras Ana Paula Campoy, Carolina da Mata, Deborah Nefussi, além de Juliana Prestes, uma das principais intérpretes de Flamenco na América Latina atualmente, e pelos virtuosos músicos Allan Harbas e Yuri Cayres (guitarristas), Fernando de Marília (cantaor) e Pedro de Souza (percussionista).

Brasil e Espanha encantam no Tablado

No dia 28 de abril, às 20h30, Mercedes de Córdoba faz o Tablado de Abertura. No dia 29 de abril, a partir das 10h, o público poderá conferir a exposição e a feira de artigos flamencos, além de aulas com Mercedes de Córdoba, Ana Paula Campoy, Deborah Nefussi e Juliana Prestes em cursos, oficinas e workshops. Às 20h acontece o show Tablado com Certamen da Feira Flamenca – que é reconhecidamente o único concurso de baile flamenco em todo o Brasil e que é um dos momentos mais emocionantes do evento.

A bailaora Ana Paula Campoy explica que nesse concurso os participantes, novatos e avançados, devem apresentar solos na linguagem de tablado, ou seja, com momentos de improvisação. “Eles fazem uma passagem rápida com os músicos, depois de terem se preparado sozinhos e a gente vê a linguagem, a espontaneidade da comunicação entre os artistas acontecer naquele momento. É super difícil, né? Mas é justamente uma das essências do flamenco!”. Mercedes de Córdoba e outros artistas presentes farão apontamentos técnicos sobre as apresentações e os participantes concorrerão a uma bolsa para estudar na próxima edição da Feira Flamenca.

No dia 30 de abril, a partir das 10h, além da feira e da exposição, ocorrem as oficinas com Mercedes de Córdoba, Carolina da Mata e Deborah Nefussi. Às 17h30 o público confere a “Charla”, uma entrevista aberta entre Mercedes de Córdoba e o público para trocar impressões sobre vida, carreira e a cena internacional e nacional de Flamenco. O dia encerra às 20h com a última apresentação musical da feira, o Show Tablado com as bailaoras e professoras Ana Paula Campoy, Carolina da Mata, Deborah Nefussi, Juliana Prestes, e os músicos Allan Harbas, Yuri Cayres, Fernando de Marília e Pedro de Souza.

Por fim, no dia 1 de maio, a programação inicia também às 10h com a exposição e a feira, e ao longo do dia ocorrem os cursos e oficinas com Mercedes de Córdoba, Ana Paula Campoy, Carolina da Mata, e Juliana Prestes, que encerra o evento às 17h30.

Serviço:
Feira Flamenca
Onde: Estudio & Tablao Conarte Flamenco (Av. Benedito Storani, 1218 – Vinhedo – SP).
Quando: 28 de abril a 1 de maio de 2023.
Quanto: Ingresso para a feira de artigos, roupas e gastronomia é 1kg de alimento não perecível. Ingresso (mediante inscrição) para workshops, oficinas e shows entre R$80 e R$200. Workshops internacionais: R$190. Oficinas nacionais: R$80. Show Certamen: R$80. Show Professores: R$80. Combo 3 Shows: R$360.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWI2TEHzxP981RoCEaoPaPEp4QCIzzwB7FMDmAtbd55LBUfQ/viewform

Mais informações:
Whatsapp: (19) 997 462 421
Site: http://feiraflamenca.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/estudioconarteflamenco/
Instagram: https://www.instagram.com/conarte_flamenco/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHaeQ64O_mlC0blbvXw9ajg
Apoio: Prefeitura de Vinhedo

Programação:

20h30 Show Tablado de Abertura com Mercedes de Córdoba

12h30 Oficina – Deborah Nefussi – Inter-Avançado
15h Oficina – Ana Paula Campoy – Básico-Intermediário