04 MAI 2023
Vinhedo celebra Maio Amarelo para conscientização sobre acidentes de trânsito
Movimento internacional busca redução de índices de mortes e feridos no trânsito
Neste mês, Vinhedo celebra o Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização para redução de índices de acidentes de trânsito, fruto de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana realiza a abertura da campanha na cidade na próxima segunda-feira (08), às 13h, na E.M Profª Antônia do Canto e Silva Cordeiro.

"Maio é um mês importante para relembrar a população sobre a importância de observar as normas de trânsito na preservação da vida humana", disse Osmir Cruz, secretário da Defesa Social e Mobilidade Urbana de Vinhedo.

Durante o ato de abertura, também será feita a premiação do concurso de desenhos da campanha Maio Amarelo, realizado entre o Departamento de Trânsito e a Secretaria Municipal de Educação, com os alunos das escolas municipais da cidade.

O Movimento Maio Amarelo foi criado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção da campanha é pautar o tema da segurança viária e mobilizar a diversos segmentos da sociedade, incluindo órgãos do governo, empresas, entidades de classe associações, federações e sociedade civil.

No dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, por isso, o mês se tornou a referência para o balanço das ações realizadas mundialmente. A cor amarela simboliza atenção e a sinalização de advertência empregada no trânsito.
Autor: Vinícius Zaia