É comemorado no dia 5 de maio o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para a conscientização do uso de medicamentos e para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação.
O uso racional de medicamentos ocorre quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.
“O uso de medicamentos é imprescindível para a eficácia dos tratamentos médicos, uma vez que eles são utilizados para diagnosticar, prevenir, curar doenças e aliviar sintomas, envolvendo um processo educativo dos usuários acerca dos riscos da automedicação, da interrupção e da troca da medicação prescrita. Use sempre os medicamentos conforme a receita, as informações da bula e as orientações do profissional da Saúde”, reforça Vanderson Rabelo, gerente de Assistência Farmacêutica de Vinhedo.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), 77% dos brasileiros fazem uso de medicamentos sem orientação médica. A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de medicamentos de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte.