25 MAI 2023
Trabalho da Zoonoses no combate à dengue é constante
Atividades ocorrem rotineiramente durante o ano, em bairros com casos confirmados e áreas vulneráveis à transmissão

A Secretaria da Saúde, por meio do Setor de Zoonoses, tem realizado rotineiramente ações de combate às arboviroses, doenças transmitidas por insetos e aracnídeos, como a dengue. Até o momento, Vinhedo registrou 110 casos de dengue neste ano. Somente no mês de maio, foram 21 novos casos confirmados no município. As atividades são permanentes no município e ocorrem durante todo o ano. Entre elas estão as visitas casa a casa, a busca ativa e controle de criadouros, visitas em pontos estratégicos e imóveis especiais, além do atendimento às solicitações recebidas, como denúncias via e-mail, telefone, ouvidoria, presencial ou outros meios oficiais.

A atividade que ocorre de casa a casa visa orientar e estimular os moradores a realizarem a remoção de recipientes que possam ser, ou tornar-se, criadouros para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue.

Já a busca ativa ocorre quando um caso positivo é registrado num raio de 500 metros do caso e tem como objetivo informar à população local sobre o caso registrado reforçando os sintomas para caso apareçam, e que procurem imediatamente o serviço de saúde mais próximo, além de também eliminar possíveis criadouros.

A Zoonoses também realiza trabalhos nos chamados Pontos Estratégicos (PE´s) da cidade. São estabelecimentos cadastrados que recebem visitas quinzenais, por se tratarem de áreas vulneráveis quanto à transmissão, devido à natureza de seus recipientes, onde sua localização e suas características oferecem condições favoráveis para a proliferação do vetor. Exemplos de PE´s são borracharias, ferros velhos, depósitos de reciclagem e floriculturas.

Também são visitados residências e estabelecimentos denunciados diretamente ao setor ou via canais de comunicação oficiais da prefeitura.

Dengue em Vinhedo

Vinhedo registrou, até o dia 24 de maio, 110 casos de dengue. Somente no mês de maio, foram registrados 21 casos confirmados no município. Os bairros que estão recebendo visitas dos oficiais de Controle de Zoonoses, no trabalho de busca ativa, são: Capela (Jardim São José, Jardim Santo Antônio e Palmares), região do Jardim Santa Rosa, Jardim Itália, Centro, Planalto e Pinheirinho.

Durante as visitas, os moradores são informados sobre o caso positivo, os sintomas da doença e sobre a necessidade de buscarem auxílio médico em caso de sintomas. Também são realizadas orientações sobre a importância da manutenção de seus quintais e a eliminação de recipientes que possam se tornar possíveis criadouros do vetor Aedes aegypti.

Atente-se aos sintomas!

​A dengue causa febre alta, acima de 38° graus, que geralmente dura entre 2 a 7 dias, dores no corpo, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, vômito e diarreia, que podem resultar em desidratação. Ao apresentar estes sintomas, é recomendado que o morador procure uma das unidades de saúde da cidade para atendimento.

Autor: Victoria Sampaio