02 JUN 2023
Prefeitura duplica veículos inclusivos das Linhas Especiais de Vinhedo (LEV)
Projeto pioneiro oferece transporte gratuito ‘porta a porta’ para pessoas com mobilidade reduzida severa
A Prefeitura de Vinhedo passa a oferecer a partir desta sexta-feira (2), mais dois veículos no Programa LEV (Linhas Especiais de Vinhedo), totalizando quatro vans adaptadas, para transporte gratuito ‘porta a porta’ aos vinhedenses com mobilidade reduzida severa e alto grau de dependência com o intuito de ajuda-los a realizarem diversas atividades no seu dia a dia.

A entrega oficial ocorreu no última quinta-feira (1) com a presença do prefeito Dr. Dario Pacheco, o secretário de Saúde, Milton Riboli, o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Osmir Cruz, e o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Silvio Torezin.

Lançado em agosto do ano passado, o programa é inédito na cidade e vem sendo custeado integralmente pela administração municipal, por meio da secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, operado pela concessionária do transporte coletivo da cidade, a MoV (Mobilidade Vinhedo).

Pessoas com deficiência e ou mobilidade reduzida que necessitam de acesso a serviços de habilitação e reabilitação e equipamentos que garantam a melhora da autoestima, da saúde física e mental, terão prioridade sobre os demais, mas outros como idas a centros de compras, supermercados e até passeios de lazer também podem ser agendados.

“O projeto piloto iniciou com duas vans para atender 50 pessoas selecionadas pelas organizações sociais do município. Como o programa está sendo um sucesso, decidimos duplicar os veículos para atender cerca de 100 vinhedenses”, explicou Dr. Dario Pacheco. “Queremos oferecer mais qualidade de vida às pessoas que, por algum motivo, não conseguem utilizar o transporte coletivo convencional, mesmo sendo acessíveis, e ou precisam de acompanhantes. O poder público deve ofertar um transporte acessível e universal”, completa o prefeito.
Autor: Ana Cândida Briski