A Secretaria da Saúde finaliza, nesta terça-feira (20), a 2° capacitação em salas de vacinas para profissionais de enfermagem de Vinhedo. O evento ocorreu das 13h às 16h, durante todos os dias da semana passada, no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (CEPROVI). Funcionários da saúde participaram de palestras sobre cobertura vacinal, técnicas básicas de enfermagem, calendário de vacinação, técnicas de aplicação de vacinas, erros pragmáticos, acolhimento, entre outras.
De acordo com o secretário de Saúde, Milton Ribolli, a ação teve como objetivo qualificar o atendimento nas salas de vacina e reciclar vacinadores antigos e formar novos profissionais contratados recentemente.
Na última sexta-feira, tanto os funcionários que fizeram as palestras, como os funcionários que participaram como alunos, receberam um certificado no final do curso.
A enfermeira Karla Andrade, que atua na UBS Meirelles e estava presente no evento, destaca que a capacitação foi de grande valia, por terem apresentado temas e abordagens essenciais, “desde a limpeza da sala de vacina, conhecimento dos imunobiológicos, acolhimento dos usuários e boas práticas, que com certeza farão toda a diferença no dia a dia dentro das UBSs, trazendo ainda mais segurança e atualizações para os profissionais de saúde.”
Temas
Na segunda-feira, dia 12, a enfermeira Maria A. Reis falou sobre bases imunológicas, imunidade de rebanho e calendários de vacinação do Ministério da Saúde. Já a enfermeira Ceci Rossi falou sobre epidemiologia das doenças imunopreveníveis e cobertura vacina. A enfermeira Letícia Rezende palestrou sobre boas práticas e técnicas básicas de enfermagem.
Na terça-feira, houve palestra sobre técnicas de aplicação, BGG, CRIE, EAPV/Faltosos e Atendimento Anti-rábico feitas respectivamente pelas Enfermeiras Letícia Rezende, Ceci Rossi, Elisangela Thezolin, Chefia Imunização e Fátima Sousa.
Já na quarta-feira, foi realizada palestra sobre as diferenças e similaridades entre as vacinas da rede pública e privada e calendários de vacinação de outras entidades feita pela Dra. Regina Antunes, que atua como médica pediatra.
Na quinta-feira, focaram em abordar os temas de acolhimento, com a Enfermeira Maria das Graças Araújo, e rede de frio, com a Enfermeira Sara Rosa (GVE Campinas).
Na sexta-feira, o curso recebeu palestras sobre erros programáticos pela Enfermeira Elisangela Thezolin, registros na carteirinha e fichas registro/sistema IDS e Vacinação da gestante com a Enfermeira Letícia Rezende, discussão de casos com toda a equipe organizadora do evento, e por fim sistema IDS com TI Lucas da Empresa IDS.
Finalmente, nesta terça-feira, o curso foi finalizado com palestras sobre atendimento anti-rábico com a Enfermeira Luana, organização da câmara de vacina e discussão de casos com a Enfermeira Maria.