20 JUN 2023
Alunos de escola municipal participam de ação sobre prevenção contra piolho
Atividade preventiva foi realizada para turmas do 1º a 5º ano de escola municipal

A Secretaria da Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, realiza nesta segunda (19) e terça-feira (20), mais uma ação de prevenção contra a pediculose (piolho) para alunos do ensino fundamental da rede municipal. As atividades englobaram roda de conversa, vídeo animado explicativo e atividade lúdica com fantoches.

Turmas do 1º a 5º ano aprenderam sobre a transmissão da pediculose que se dá por contato direto com a pessoa doente e pelo compartilhamento de objetos pessoais. Também aprenderam sobre a importância de buscar ajuda nas Unidades Básicas de Saúde que orientam sobre o tratamento adequado.

Muitas dúvidas também foram respondidas como a diferença entre piolho e lêndea, diferença entre pediculose e caspa, mitos como o de que cabelo curto não pega, a questão da classe social, tipo sanguíneo e sobre tratamentos não recomendados como uso de álcool e inseticida na cabeça.

As enfermeiras Priscila Daiane Barbosa Leite e Andrea Honório do Carmo Lima, e a psicopedagoga Roberta Vieira Duran, da UBS Bela Vista, foram as responsáveis por organizar o evento. Foram no total 334 alunos do período da manhã e tarde.

Piolho é um inseto parasita que se nutre do sangue extraído do couro cabeludo. Longe do hospedeiro humano o piolho pode viver até 48 horas. A fêmea vive em torno de 30 dias e é capaz de colocar cerca de 300 ovos em seu ciclo de vida, esses ovos “lêndeas” são os pontinhos brancos grudados no cabelo, e que eclodem de 7 a 10 dias. A transmissão se dá através do contato direto com a pessoa e se compartilhar artigos de uso pessoal como: toalhas, roupas de cama, acessórios com pentes, lenços, bonés, laços de cabelo, chapéu, etc.

Autor: Victoria Sampaio