23 JUN 2023
DEFESA CIVIL
Defesa Civil de Vinhedo é a terceira do estado em premiação ‘Município Resiliente’
Cidade obteve a terceira melhor nota entre 66 municípios paulistas, se destacando com medidas preventivas e redução de risco de desastres ambientais

A Defesa Civil de Vinhedo foi reconhecida pelas políticas e ações de redução de risco de desastres durante evento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta quinta-feira (22). Vinhedo recebeu o Prêmio Município Resiliente no grau bronze, por ter sido o município com a terceira melhor pontuação do Estado, além do Certificado de Resiliência como forma de reconhecimento.

“Ficamos muito satisfeitos em receber essa premiação que mostra que estamos no caminho certo. Desde o início do período de chuvas, em dezembro do ano passado, o Departamento de Defesa Civil de Vinhedo vem agindo para mitigar os estragos ocasionados pela forte quantidade de chuvas. Paralelo a isso, a Prefeitura, pela Secretaria de Obras, tem agido de forma rápida em obras emergenciais, investindo mais de R$23 milhões, para resolver problemas antigos da cidade”, explicou o prefeito Dr. Dario.

O Programa Município Resiliente, criado em 2019, é o primeiro programa de gestão de desastres em âmbito regional que se tem notícia no Brasil. Por meio de uma série de indicadores de gestão, os municípios paulistas são avaliados na maneira como administram a redução de risco e de desastre. Outros 65 municípios também receberam reconhecimentos durante o evento.

Entre os objetivos do programa estão estimular os municípios do Estado de São Paulo a adotarem políticas e ações de redução de risco de desastre, em harmonia com o desenvolvimento sustentável; avaliar e certificar os municípios, conforme grau de maturidade de gestão; priorizar acesso, aos municípios paulistas com maior evolução na gestão de redução de risco de desastres, para execução de obras preventivas e recuperativas, realização de estudos e aquisição de equipamentos.

Os critérios de avaliação seguem o Índice de Avaliação de Gestão de Risco de Desastre (IAGRD), representado pela soma dos valores obtidos com a aplicação do Indicador Geral de Gestão (IGG), do Indicador de Compromisso com a Resiliência (ICR) e do Indicador de Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável (ICDS).

Capacitação de Segurança de Barragens

Representantes da Defesa Civil do município também participaram da Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência. O plano tem foco na capacitação de barragens, uma das áreas de atuação da Defesa Civil, estabelecendo procedimentos de resposta a emergências, definindo as ações a serem tomadas em caso de risco iminente ou rompimento da barragem.

O objetivo da capacitação é garantir a segurança e minimizar os riscos associados a essas estruturas, além da conscientização da população que vive nas áreas de influência dessas estruturas. Os treinamentos visam garantir que os responsáveis pelas barragens tenham conhecimento adequado sobre as suas características e funcionamento, além de estarem preparados para identificar e agir em situações de emergência.

Autor: Vinícius Zaia