28 JUN 2023
Censo do IBGE aponta que população de Vinhedo é de 76.663 pessoas
Número é menor que o esperado na última projeção do órgão realizada em 2020

A população da cidade de Vinhedo é de 76.663 pessoas, número oficial do Censo de 2022, o que representa um aumento de 20,43% em comparação com o censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na última estimativa, realizada em 2020, a cidade aparecia com 80.111 habitantes, número que não se confirmou nesta edição.

No ranking de população dos municípios, Vinhedo está na 96ª colocação no estado; na 187ª colocação na região Sudeste; e na 420ª colocação no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade de Vinhedo tem uma densidade demográfica de 947,04 habitantes por km² e uma média de 2,78 moradores por residência.

Estado e País

No estado de São Paulo, a população é de 44.420.459, o que representa um aumento de 7,65% quando comparado ao Censo anterior.  Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao censo de 2010.

Censo

O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.

O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.

A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.

Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.

Autor: Ana Cândida Briski