13 JUL 2023
“Julho Amarelo” promove conscientização das hepatites virais
UBS Meirelles terá ação de orientação e teste rápido na sexta-feira, dia 28
A Secretaria da Saúde promove, neste mês, a campanha “Julho Amarelo” para a conscientização sobre as hepatites virais. A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por um vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool ou outras drogas, e também em decorrência de algumas doenças.
Como parte da ação, será realizada, no dia 28, mesmo dia em que é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites, uma ação de orientação e informação das hepatites, além da divulgação de teste rápido, na UBS Meirelles para os usuários da unidade. A ação também está sendo organizada pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e ocorre das 9h às 15h.
Vale o alerta que a doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem, os mais comuns são enjoo, tontura, cansaço, febre, vômitos, dor abdominal, mal estar, pele e olhos amarelados.
Hepatite viral é uma doença silenciosa. Você pode ter sem saber. Os tipos mais comuns pelo vírus da hepatite são A, B, e C, mas existem os vírus D e E. No Brasil, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 718.651 casos confirmados de hepatites virais entre 2000 e 2021.
A vacinação é uma forma de prevenção contra a hepatite do tipo A e B.
As principais medidas de prevenção são o uso do preservativo nas relações sexuais e não compartilhar objetos contaminados como lâminas, alicate de unhas e seringas.
Mulheres grávidas precisam fazer o pré-natal e os exames para detectar a hepatite, a AIDS e a sífilis, pois é fundamental para evitar a transmissão de mãe para filho.
Toda pessoa tem direito ao teste rápido e, em Vinhedo, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. O quanto antes souber, mais rápido é o tratamento.

Ação de conscientização sobre hepatites virais
Data: Sexta-feira (28)
Local: UBS Meirelles - Rua Agenor de Matos, nº 170 - Parque São José