31 JUL 2023
Caps Infantojuvenil será inaugurado no próximo sábado
Espaço irá acolher menores de 18 anos em sofrimento emocional grave
A Prefeitura de Vinhedo inaugura, no próximo sábado, 5 de agosto, o Caps i (Centro de Atenção Psicossocial) Infanto Juvenil. Chamado de Casa Arco-íris, o espaço, a cargo da Secretaria Municipal de Saúde e localizado na Estrada da Capela, vai oferecer atendimento qualificado para crianças e adolescentes, com até 18 anos de idade incompletos, que residam em Vinhedo, e que apresentem intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.

O novo Caps i terá atendimento individual ou em grupo, atividades para a família, visita domiciliar, atividades articuladas com escola e outras instituições. Os usuários serão admitidos no serviço pelo acolhimento realizado de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, e provém de demanda espontânea ou encaminhamentos.

Para inaugurar o local, a Prefeitura de Vinhedo fez um investimento pouco acima de R$ 650 mil, sendo preparadas 10 salas de atendimento, além de uma sala de reuniões, refeitório e recepção.

Uma parceria entre as Secretaria de Saúde e de Cultura, vai oferecer, no Caps i, vivências de musicalidade e movimentação da capoeira Angola com arte-educador. Também contará com grupos e vivências utilizando técnicas do teatro aliadas a psicologia.

O projeto terá ainda uma Ludoteca que conta com a doação de bens e serviços para ambientação do espaço físico que consiste numa sala temática, composta por diversos materiais pedagógicos como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos. Além disso, o espaço é climatizado e possui a privacidade adequada para a escuta e acompanhamento terapêutico de crianças e adolescentes.

Equipe Multidisciplinar

Neste primeiro mês de abertura, o Caps i contará com quatro psicólogos, um terapeuta ocupacional, um psiquiatra infanto juvenil, um arte-educador e uma técnica de enfermagem. E tantos estes, bem como outros profissionais que se somarão à equipe, terão no próprio local, estrutura para capacitação continuada, por meio de curso EaD.

Durante as últimas semanas, enquanto o prédio passava pelas adequações finais, os primeiros profissionais contratados passaram por treinamento e capacitação, com o objetivo de oferecer atendimento para favorecer o desenvolvimento integral, a partir da identificação das necessidades dos usuários e de suas famílias, englobando diferentes dimensões, principalmente em casos onde o cuidado ambulatorial não se mostra suficiente.

Antes da implantação do Caps i, o atendimento era apenas ambulatorial com psicólogo e psiquiatra. As crianças e adolescentes eram atendidos em ambulatório de saúde mental com máxima de um atendimento semanal.

Como funciona o encaminhamento de pacientes?

Uma previsão da Secretaria Municipal de Saúde aponta a existência de uma lista de espera de prioridade com mais de 60 pessoas para atendimento, mas nem todas serão necessariamente encaminhadas para o Caps i.
Cada caso, de forma individual, passará pela triagem, entre as equipes do Caps i e do Serviço Ambulatório, da própria secretaria, para determinar e classificar as prioridades e depois encaminhar o paciente.

Numa análise inicial, além das equipes da Saúde, a rede conta com o apoio de profissionais da Educação, Assistência Social e entidades parceiras na identificação de possíveis usuários.  Se estiver de acordo com os critérios para atendimento, será realizada discussão em equipe multiprofissional para avaliação e caso não se enquadre nos critérios será encaminhado para serviço mais adequado à demanda apresentada.

Atividades desenvolvidas no Caps i

- Grupos Terapêuticos: atendimento em grupos (psicoterapia, grupos operativo, atividades de suporte social, entre outras)
- Atividades terapêuticas individuais e grupais: atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio
- Visitas e atendimentos domiciliares: atendimento domiciliar para compreensão de dinâmicas familiares