A Secretaria da Saúde analisou que a quantidade de atendimentos na urgência e emergência foi de 9.839 entre UPA e PA da Capela em julho, uma queda de 19,8% em comparação ao mês passado. A média diária de atendimentos foi de 317 atendimentos. Já a quantidade de atendimentos ambulatoriais foi de 18.727 no mês de julho. Já a média diária foi de 604. Isso mostra uma queda de 15.3%.
O total de atendimentos foi de 28.565, registrando uma queda de 17%, por conta do período das férias escolares no mês de julho. Mariana Mason, da Secretaria de Saúde, explica que essa queda é comum durante essa época, pois sem aulas existe menos contato em ambientes fechados, o que diminui a transmissão de doenças vias respiratórias.
Em julho, foram realizados 30.019 exames laboratoriais, sendo os exames de hemograma completo (avalia as células sanguíneas de um paciente), urina, glicose e creatinina (avalia a função renal e ajuda a monitorar o tratamento de doenças renais), os mais procurados na rede municipal.
O Dr. Abelardo Campos, da Secretaria de Saúde, explica que esses tipos de exames são solicitados para que sejam verificadas as funções vitais dos órgãos básicos do paciente, independentemente do porquê a pessoa foi procurar atendimento. São exames de rotina e obrigatórios, assim é possível eliminar todas as variáveis ao chegar a um diagnóstico.
Números farmacêuticos
O total de medicamentos retirados por farmácias municipais no período de 01 a 31 de julho deste ano foi de 1.396.700. Já o de dietas foi de 6.141 e o total de fraldas 34.546.
Já a média de insumos dispensados no mês foi de 1.553.159,00.