A Secretaria de Saúde de Vinhedo realiza, durante o Agosto Dourado, mês do incentivo a amamentação, ações como palestras e rodas de conversa em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a conscientização de seus funcionários e da população. Neste ano, o tema é focado em enfatizar a importância do apoio às mães como um compromisso de todos.
O Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) já realiza, nesta quinta-feira (10), uma roda de conversa com gestantes e puérperas, às 10h. A UBS Planalto realiza, nesta sexta-feira (11), a mesma ação de roda de conversa sobre a amamentação, às 10h.
Na segunda-feira (14), o Centro Médico também realiza das 8h às 10h, rodas de conversa com as usuárias.
A UBS Casa Verde também terá, na próxima quarta-feira (16), a mesma roda de conversa sobre amamentação com gestante e puérperas e contará com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). O evento ocorre às 10h.
Todas as ações de roda de conversa são abertas para os usuários das unidades de saúde, sem necessidade de agendamento para participar.
Já a UBS Meirelles realiza na quarta-feira, dia 23, uma palestra sobre aleitamento materno, às 8h, para um grupo convidado pela unidade.
Maria das Graças Araújo, enfermeira da Secretaria de Saúde, explica sobre a importância de eventos que discutam e troquem informações entre os profissionais de saúde e gestantes, pois assim será melhor para todos nesta fase da vida das gestantes. “O processo de incentivo ao aleitamento é trabalhado durante o pré-natal. As rodas de conversas tem o objetivo de melhorar o vínculo da gestante com o serviço de saúde e trabalhar em dúvidas em comum que envolvem este período da vida.”
Agosto Dourado
O mês do Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A campanha foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) recomendam que o aleitamento materno exclusivo seja realizado até os 6 meses de vida do bebê, e o aleitamento materno complementado até 2 anos de vida do bebê ou mais, dependendo da vontade da mãe e da criança. O leite materno é considerado o “alimento de ouro” para os bebês, por isso a relação com o dourado.
Serviço
Rodas de conversa com gestantes e puérperas
Data: Quinta-feira, dia 10
Horário: 10h
Local: Centro de Atenção à Saúde da Mulher (CASM) - Rua Engenheiro José Aurélio Frediani, nº 45, Jardim Santa Rosa
Data: Sexta-feira, dia 11
Horário: 10h
Local: UBS Vila Planalto - Rua Brasília, 273, Vila Planalto
Data: Segunda-feira, dia 14
Horário: 8h às 10h
Local: Centro Médico - Avenida Presidente Castelo Branco, 1375, Jardim São Matheus
Data: Quarta-feira, dia 16
Horário: 10h
Local: UBS Casa Verde - Rua Morubixaba, s/nº, Casa Verde
Palestra sobre aleitamento materno
Data: Quarta-feira, dia 23
Horário: 8h
Local: UBS Meirelles - Rua Agenor de Matos, 170, Capela