11 AGO 2023
Vinhedo abre visitação para o Salão de Artes Visuais na quarta-feira, 16
Exposição fica aberta ao público até o dia 29 de setembro, com entrada gratuita
O tradicional Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV) será aberto à visitação na quarta-feira (16), no Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira (Rua Monteiro de Barros, 101, Centro). A exposição fica aberta ao público do dia 16 de agosto ao dia 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado das 9h às 13h. A mostra contará com tour por fotografias em 360º com suporte a óculos VR durante todo o período da exposição.

Foram quase mil obras participantes de 14 estrados diferentes do Brasil na edição deste ano em diversas categorias artísticas como telas, esculturas, instalações e fotografias.  Dos artistas selecionados para a mostra, dois são de Vinhedo: Gabriel Neftali e Boccara.

A comissão técnica selecionou 122 obras de 66 artistas, sendo que 17 obras foram premidas: dez receberam a Premiação Honorífica - reconhecimento especial no que diz respeito à criatividade, execução técnica e/ou conceito; outras sete receberam a Premiação Aquisitiva - com todo o valor da premiação (R$ 25 mil), investido na compra das mesmas pela Prefeitura de Vinhedo, que serão incorporadas ao Acervo Público Municipal.

O Salão de Artes Visuais é um dos mais tradicionais eventos do município e um dos mais respeitados salões de arte da região, acontecendo anual e ininterruptamente desde que foi criado, em 1995. “Ao longo destes quase trinta anos de história, o SAV tem proporcionado a devida visibilidade a artistas de todo o território nacional e estrangeiros, selecionando e premiando obras de arte através de um respeitável corpo de jurados formado por artistas e teóricos com reconhecida competência no campo das artes visuais, reformulado a cada edição”, explica o prefeito Dr. Dario Pacheco.

Em 2023, o júri foi formado por Andreia Dulianel, Dennis Esteves e Miro Bampa, que terão seus trabalhos integrando a mostra na Sala Especial. “Neste ano recebemos 396 inscrições em um cenário sem prorrogação, o que expressa a seriedade e credibilidade que o SAV inspira nos artistas ao redor do país. Foram selecionadas pouco mais de uma centena dentre as quase mil obras inscritas de catorze estados brasileiros, certamente um árduo trabalho desempenhado com maestria pelo júri, que teve, ainda, a difícil missão de realizar a distribuição dos prêmios,” destacou o Secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

Salão de Artes Visuais Vinhedo (SAV) 2023
16 de agosto a 29 de setembro (de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h).
Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira (Rua Monteiro de Barros, 101 - Centro).
Autor: Ana Cândida Briski