11 AGO 2023
4ª Conferência Municipal de Política sobre Drogas aprova 14 propostas
Propostas aprovadas na quarta-feira (9) serão encaminhadas para a criação do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Vinhedo

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comud), em parceria da Prefeitura de Vinhedo, realizou, nesta quarta-feira (9), a 4ª Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento ocorreu no Núcleo de Atendimento Intersecretarias (NAI), na Capela e foi aberto para o público. No total, foram aprovadas 14 propostas na conferência, algumas sugeridas durante as pré-conferências, que haviam sido realizadas no dia 1 de agosto, assim como novas também.

O tema abordado foi “Guerra às Drogas - Políticas Públicas de Saúde e Segurança”, e teve como objetivo criar um Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas para Vinhedo. O evento contou com a participação dos palestrantes Bárbara Meneses (Psicóloga), Janaina Rubio (Bióloga e Cientista), e representantes dos Narcóticos Anônimos de Vinhedo. Também foi declamado um poema de autoria de um usuário químico que se encontra em recuperação em uma clínica especializada.

Entre algumas das propostas aprovadas, estão:

- Incluir voluntários em serviços públicos que atendem pessoas com questões psicoativas;

- Ter uma dupla psicossocial por escola pública;

- Incluir o tema no calendário escolar;

- Realizar trabalho intersecretarias;

- Ampliar as vagas para atendimento de dependentes químicos;

- Realizar trabalho de educação continuada para profissionais de segurança;

- Criação de um centro de convivência para usuários de drogas;

As propostas serão encaminhadas em um relatório para a Secretaria de Saúde, que vai compartilhar o documento com os demais órgãos envolvidos (Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Governo, Secretaria de Assistência Social e Cidadania e Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana) para que o projeto seja revisado e se torne o Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, que ainda não existe.

De acordo com Mariana Mason, presidente do Comud, as expectativas para o desenvolvimento do projeto são positivas: “Esperamos que as propostas apresentadas sejam absorvidas pelas políticas públicas e que as sugestões sejam atendidas”.

Autor: Victoria Sampaio