18 AGO 2023
SAÚDE
Secretaria de Saúde realiza oficina de notificação compulsória para profissionais
Objetivo da capacitação é para que o município consiga planejar ações mais efetivas em relação às doenças e agravos que ocorrem na cidade

A Secretaria de Saúde, por intermédio da Vigilância Epidemiológica de Vinhedo, realizou, na quinta (17) e sexta-feira (18), uma oficina de sensibilização e orientação sobre a importância da notificação compulsória. O evento ocorreu no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi) e visou aprimorar a notificação compulsória e, assim, conseguir planejar ações mais efetivas em relação às doenças e agravos que ocorrem na cidade.

Estiveram presentes no evento aproximadamente 100 profissionais, entre eles médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, recepcionistas, assistente social, entre outros.

Juliana Molina, gerente da Vigilância Sanitária, reforça a importância da oficina para a conscientização dos profissionais: “É obrigatório o preenchimento e encaminhamento das notificações para que estas subsidiem várias ações em prol do cidadão acometido por doenças ou agravos além de medidas preventivas mediante os dados coletados. A oficina foi um sucesso e atingiu um alto número de profissionais da rede pública. Esperamos que possam multiplicar e aplicar o conhecimento adquirido”.

O que é a Notificação Compulsória?

De acordo com o Ministério da Saúde, a notificação compulsória é a comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser imediata ou semanal.

Ela deve ser realizada por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.

Autor: Victória Sampaio