23 AGO 2023
UBS Meirelles realiza palestra sobre aleitamento materno para gestantes
Evento ocorreu nesta quarta-feira (23) no período da manhã

A Secretaria de Saúde promoveu, nesta quarta-feira (23), uma palestra sobre aleitamento materno para um grupo de gestantes convidadas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Meirelles. A iniciativa faz parte de diversas ações realizadas durante o mês de agosto para a conscientização do incentivo à amamentação.

Os profissionais de saúde Karla Andrade (enfermeira), Camila Lima (técnica de enfermagem), Tayná Noletto e Rosiane Ampudi (enfermeiras da Santa Casa) e Alexandre Pistori Medina (dentista) foram os palestrantes do evento, onde abordaram sobre tópicos com as fases do leite materno e a importância da amamentação para o desenvolvimento da criança.

Ao final do evento, as gestantes convidadas receberam um kit para fazer a limpeza do coto umbilical, flores, e naninhas para os bebês.

A Secretaria de Saúde, com participação de servidoras, também desenvolveu um vídeo educativo sobre o aleitamento materno. O vídeo pode ser acessado através do seguinte link: (https://www.facebook.com/watch/?v=247140907698054).

Agosto Dourado

O mês do Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A campanha foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam que o aleitamento materno exclusivo seja realizado até os 6 meses de vida do bebê, e o aleitamento materno complementado até 2 anos de vida do bebê ou mais, dependendo da vontade da mãe e da criança. O leite materno é considerado o “alimento de ouro” para os bebês, por isso a relação com o dourado.

Autor: Victoria Sampaio