29 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Vinhedo é a 25ª no Ranking de Competitividade dos Municípios
Cidade subiu quatro posições em relação ao ano passado
A cidade de Vinhedo ocupa a 25ª posição na quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, que faz uma análise dos serviços públicos nas cidades brasileiras. O levantamento, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove Digital e a Seall, foi divulgado na última semana.

Nesta edição, o levantamento analisou o total de 410 municípios com população acima de 80 mil habitantes (que representam 7,36% do universo de municípios e correspondem, juntos, a cerca de 60% da população brasileira).

Os dados utilizados foram da prévia do Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já que os dados definitivos ainda não haviam sido divulgados até o fechamento da pesquisa. No Censo de 2023, Vinhedo aparece com a população 76.663 pessoas.

No ano passado, Vinhedo ocupava o 29º lugar, quatro posições a menos que neste ano. “Ficamos muito felizes com o resultado, isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo, cuidando das contas e oferecendo serviços de excelência à população”, comemora o prefeito, Dr. Dario Pacheco.

O ranking avalia 65 indicadores, agrupados em treze pilares temáticos: sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso à saúde, qualidade da saúde, acesso à educação, qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano, telecomunicações.
Autor: Ana Cândida Briski