06 SET 2023
Novo Ambulatório Oftalmológico é inaugurado pela Prefeitura
Espaço passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Vinhedo, inaugurou, nesta quarta-feira (6), o novo Ambulatório Oftalmológico do Centro Médico, no Jardim São Matheus. A cerimônia ocorreu no próprio local,  apresentando o espaço que passa a contar com duas salas completas como consultórios básicos, e um terceiro consultório para casos de urgência.

"A área oftalmológica foi uma das mais afetadas durante a pandemia, pretendemos, em breve, zerar a fila de espera por essa especialidade. Um incremento muito importante para a saúde do vinhedense", destacou o prefeito Dr. Dario Pacheco.

Com a inauguração, o ambulatório passará a funcionar, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O local também tem sala de campo visual com campímetro, equipamento usado em exames para avaliar problemas de visão. Além disso, estão sendo licitados dois equipamentos novos, chamados de auto tonômetros, que no futuro irão auxiliar na triagem de oftalmologia.

Estiveram presentes na inauguração autoridades como o prefeito Dr. Dario Pacheco, Milton Ribolli (Secretario de Saúde), Paulinho Palmeira (Presidente da Câmara), e os vereadores Inês Diogo, Rubens Nunes, Pastor Léo Fernandes, Rodrigo Luglio, Tiago de Paula, Mazinho, Nilton Braghetto e Val Souza.

Entre as melhorias para a população, o novo ambulatório tem o objetivo de zerar as filas para consultas.

A intenção da equipe é conseguir fazer uma triagem e montar uma lista de prioridades de pacientes que precisam de menos tempo para agendamento e os pacientes que podem aguardar um pouco mais, assim realizando um atendimento mais otimizado e justo, priorizando casos de pessoas diabéticas e hipertensas, por exemplo.

Durante a pandemia, não era possível utilizar alguns dos equipamentos por questões de segurança contra a covid-19. A demanda não era medida por lista de espera, somente por agendamento de demanda espontânea, que chegou a registrar 5 mil pessoas aguardando atendimento. Em setembro de 2023, se encontra em torno de 1.700.

Com o novo ambulatório, será possível ter uma otimização do atendimento.

Rede oftalmológica

Atualmente, a equipe é composta por 7 oftalmologistas atendendo em duas unidades de Oftalmologia. São três (3) oftalmologistas fixos no Centro Médico, outros três (3) profissionais fixos na Policlínica da Capela, e um (1) oftalmologista que atende nas duas unidades.

No Centro Médico, além das consultas oftalmológicas, é realizado exame complementar chamado Campimetria Computadorizada. O aparelho encontrava-se em manutenção, e a partir de setembro voltará a ser utilizado.

Sobre marcação de consulta, são feitas por procura espontânea nas UBSs. Tanto para primeira consulta, como para retornos, os pacientes são incluídos no sistema pela recepção das unidades e a informação é enviada para o setor de agendamento na Secretaria de Saúde, que é responsável pelo agendamento das consultas e retornos.

Também haverá possibilidade de ofertar novos horários no segundo consultório que está com todos os equipamentos completos.

“Vamos otimizar o número de consultas mediante o contrato de oftalmologistas”, explica a Dra. Erika Kobori, médica oftalmologista da Secretaria de Saúde.

Ambulatório Oftalmológico

Local: Centro Médico - Av. Presidente Castelo Branco, nº 1375 - Jardim São Matheus

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

e-mail: centromedico.saude@vinhedo.sp.gov.br