18 SET 2023
Abertas inscrições para o Festival de Teatro de Vinhedo
Festival tem como objetivo incentivar o exercício das atividades cênicas, através do estímulo a grupos teatrais, instituições e associações diversas do município, além de divulgar artistas locais e promover a formação contínua do público
A Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo abre nesta segunda-feira, 18, as inscrições para a 29ª edição do Festival de Teatro de Vinhedo (Festevi), que acontece de 4 a 26 de novembro. As inscrições são on-line, gratuitas e devem ser realizadas até o dia 29 de setembro, às 17h. Podem participar grupos estudantis e amadores.

Os grupos estudantis devem ser de escolas públicas ou particulares de Vinhedo, com pouca ou nenhuma experiência. Já os grupos amadores compreendem os coletivos teatrais independentes de Vinhedo ou região, com alguma experiência teatral, não possuindo mais de metade de seus membros na DRT e/ou graduação superior na área cênica.

O regulamento completo e as inscrições estão disponíveis no link: https://bit.ly/festevi2023.

O festival tem como objetivo incentivar o exercício das atividades cênicas, através do estímulo a grupos teatrais, instituições e associações diversas do município, além de divulgar artistas locais e promover a formação contínua do público.

Neste ano, o festival será realizado no Salão de Eventos da Comunidade São Sebastião, região da Nova Vinhedo, por conta das reformas do teatro municipal.

Os ingressos para os espetáculos têm o custo simbólico de R$ 5 e o valor é revertido integralmente aos grupos participantes.

Festevi

Realizado desde 1994, o Festevi tem caráter competitivo, em duas categorias: Estudantil e Amador, com a distribuição de mais de R$ 10 mil em prêmios aos grupos participantes e troféus nos quesitos: ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, figurino, sonoplastia, direção, iluminação, cenografia, além dos prêmios especiais do júri.

Tradicional no município, o evento era composto unicamente por espetáculos estudantis. Recebeu, posteriormente, também a categoria amadora, mantida até hoje. Desde então, vem ganhando cada vez mais força e visibilidade.
Autor: Giovane Marques