20 SET 2023
Vinhedo disponibiliza todas as vacinas do Calendário Nacional
Doses são aplicadas diariamente nas UBS além dos mutirões que constantemente acontecem na cidade

A Secretaria de Saúde de Vinhedo continua a disponibilizar, em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), todas as vacinas de rotina de acordo com o Calendário Nacional.

Ao total são 48 imunobiológicos distribuídos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo 20 vacinas e o restante vacinas especiais e imunoglobulinas.

Além disso, as UBSs também aplicam tanto a vacina contra a covid-19, como a vacina contra a gripe (Influenza) durante os meses em que são realizados a campanha.

Atualmente, todas as Unidades de Saúde Básica da cidade oferecem as vacinas das 8h às 15h30, de segunda a sexta-feira. São essas: UBS Casa Verde, UBS Jardim Três Irmãos, UBS Vila João XXIII, UBS Vila Planalto, UBS Meirelles e UBS Bela Vista. A Policlínica da Capela oferece somente vacina contra a covid-19 e gripe.

A média de vacinas aplicadas no mês de agosto foi de 2.925,00. Ao analisar os dados da Secretaria é normal perceber que a quantidade de vacinas aplicadas é maior do que a quantidade de usuários atendidos, isso porque muitos recebem mais de um imunizante.

Covid e Gripe

Até terça-feira (19) a cobertura vacinal de Vinhedo de covid primário é de 85,87%. Já a cobertura vacinal da covid bivalente se encontra em 18,54% e da gripe (Influenza) em 68,03%.

E para reforçar, a Secretaria de Saúde continua a realizar Sábados da Vacina todo mês e diversos mutirões para continuar a incentivar a população a se vacinar. Vale lembrar que o objetivo de todas as campanhas realizadas na cidade, conforme preconiza o próprio Ministério da Saúde, é que a cobertura vacinal chegue a 90% da população.

“A vacinação é importante na prevenção de doenças, inclusive evitando que algumas patologias já erradicadas voltem a acometer a saúde da população. A ciência comprova a eficácia e segurança das vacinas. Vacinas salvam vidas”, comenta a Dra. Maria Alice Peluso Bunduky de Oliveira, coordenadora dos médicos da atenção básica.

Todas as vacinas passam por testes rigorosos de segurança e qualidade, incluindo estudos clínicos, antes de serem aprovadas para a população.

A equipe da Vigilância Epidemiológica reforça que as vacinas ajudam a proteger contra doenças que podem causar sérias consequências e até morte, especialmente em pessoas com sistema imunológico em desenvolvimento, como os bebês, e idosos que têm o sistema imunológico menos eficaz. Os imunizantes funcionam protegendo o vacinado e também quem está ao seu redor.

Vacinas disponíveis de acordo com o Calendário Nacional

1. BCG

2. Hepatite B

3. Penta

4. Pólio inativada

5. Pólio oral

6. Rotavírus

7. Pneumo 10

8. Meningo C

9. Febre amarela

10. Tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola)

11. Tetra virus (sarampo, caxumba e rubéola e varicela)

12. DTP

13. Hepatite A

14. Varicela

15. Difteria e tétano adulto (dT)

16. Meningocócica ACWY

17. HPV quadrivalente

18. dTpa

19. Influenza (esta ofertada durante Campanha anual)

20. Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23)

Observação: A Vacina BCG, devido ao racionamento no seu fornecimento, é centralizada na UBS Planalto e na UBS Meirelles, sendo aplicada uma vez por semana, as quartas-feiras (UBS Planalto), e as quintas-feiras (UBS Meirelles), das 15h às 16h.

Autor: Victoria Sampaio