A Sanebavi deu início, nesta quarta-feira (20), a uma ação para sensibilização da população sobre o uso sustentável das redes coletoras de esgoto. O objetivo é orientar os moradores sobre o cultivo de hábitos adequados em relação ao descarte dos efluentes domésticos, principalmente no que se refere à resíduos que comprometem o tratamento, como é o caso de lixo, óleo e água pluvial. O trabalho envolve abordagem ativa nas residências e distribuição de materiais educativos e está sendo desenvolvido pelos departamentos de Meio Ambiente e Assistência Social da Sanebavi.
O bairro Vida Nova III foi o primeiro a receber a ação, que será realizada em todos os territórios que têm apresentado maior incidência de despejos inadequados nas tubulações de esgoto e ligações incorretas de água pluvial na rede.
“Mesmo realizando várias ações de manutenção e desobstrução, os entupimentos são recorrentes em alguns locais, o que demonstra que a população desses territórios tem o hábito de descartar diversos resíduos que interrompem o fluxo de esgoto e causam rompimentos e vazamentos na rede. Essa atitude contamina o solo, mananciais e causa mau cheiro, e muitas vezes, o retorno de efluentes para dentro das residências”, explica a assessora de Meio Ambiente, Mara Reis.
De acordo com a assistente social, Ana Paula Nicésio, a sensibilização é uma ferramenta muito importante “Ações como essa são uma alternativa de conscientização, uma vez que essas situações são muito difíceis de identificar de forma individual, no entanto, a educação ainda é a melhor forma de mudança de hábitos. Mostrar para a população que os maus costumes têm prejudicado eles próprios é uma alternativa eficiente”, avalia.
A ação será contínua e progressiva a fim de alcançar mais usuários e mitigar a problemática dos entupimentos.