22 SET 2023
Crianças do CEI Saci Pererê celebram o Dia da Árvore em visita à empresa A.Raymond
Durante a ação, as crianças puderam plantar árvores frutíferas, e aprender mais sobre a importância da natureza
Na manhã desta última quinta-feira (21), as crianças da Fase I da Educação Infantil do CEI “Saci Pererê” tiveram uma comemoração especial para o Dia da Árvore. Em uma visita à empresa A.Raymond, localizada no distrito industrial de Vinhedo, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância das árvores de uma maneira única.

Durante a visita, as crianças exploraram todos os aspectos da empresa A.Raymond, desde o processo de produção até a preocupação com a sustentabilidade. Elas também tiveram a chance de desfrutar de um lanche especial preparado especialmente para a ocasião.

A ação ganhou ainda mais significado quando as crianças, acompanhadas pelas educadoras da rede municipal e voluntários do Coletivo Refloresta, realizaram o plantio de algumas árvores frutíferas nativas na área de convivência da empresa. Essa experiência prática permitiu que as crianças compreendessem a importância do cuidado com a natureza e a contribuição positiva que podem dar ao ambiente em que vivem.

As crianças tiveram a oportunidade de conhecer diversas mudas de árvores, incluindo Araçá e Cerejeira do Rio Grande. Além disso, aprenderam sobre o atrativo hidrogel, uma técnica utilizada para garantir a hidratação das mudas em épocas de seca e promover seu crescimento saudável.

A ação de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação busca proporcionar vivências significativas em que as crianças desempenham um papel central no processo de construção do conhecimento. Além disso, a parceria com o setor privado e a sociedade civil reflete o compromisso da cidade em cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU.

Nesta ação, diversos ODS foram contemplados, como: Educação de qualidade, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida Terrestre, e Parcerias e Meios de Implementação.

“Essa experiência não apenas celebra o Dia da Árvore, mas também planta sementes valiosas de aprendizado e cuidado com o meio ambiente nas crianças. O contato direto com a natureza e a oportunidade de participar ativamente do plantio de árvores nativas são lições que esperamos que eles levem consigo para toda a vida” conclui a educadora ambiental da Secretaria de Educação, Rosângela Grigolleto.
Autor: Camille Heinzl