02 OUT 2023
SAÚDE
Equipe de Saúde da Família realiza caminhada para conscientização do Dia Mundial do Coração
Ação ocorreu na quinta-feira (28) na UBS Meirelles para pacientes hipertensos e diabéticos da unidade e população geral

A Equipe de Saúde da Família da UBS Meirelles, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na última quinta-feira (28), uma caminhada de conscientização da UBS Meirelles até a Praça Aurora Sudário para ressaltar a importância da atividade física para a saúde cardiovascular em comemoração ao Dia Mundial do Coração.

Também houve uma sessão de Lian gong na Praça da Bíblia, uma prática corporal da Medicina Tradicional Chinesa que ajuda a prevenir e tratar dores do corpo, para um grupo de hipertensos e diabético. A atividade foi organizada pela equipe de Estratégia da Saúde da Família juntamente com a professora Gertrudes e sua equipe Lian Gong.

A enfermeira Karla da Secretaria de Saúde comenta sobre a importância da prática da atividade física para pessoas que sofrem de doenças que impactam o coração conforme orientação médica, a importância da alimentação saudável e diminuição da ingesta excessiva de açúcares, sal, alimentos ultraprocessados assim como os malefícios do tabaco e álcool para doenças cardiovasculares.

Dia Mundial do Coração

Oficialmente celebrado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração traz atenção para a necessidade de conscientizar sobre doenças cardiovasculares e como elas afetam o coração e vasos sanguíneos.

Segundo o Ministério da Saúde, no ano de 2021, as doenças cardiovasculares continuam sendo a causa de morte número um no mundo, resultando em 18,6 milhões de mortes por ano. As causas são variadas, desde tabagismo, hipertensão, diabetes e obesidade.

- Deixar o sedentarismo e o tabagismo

- Praticar atividade física, conforme orientação médica

- Realizar trinta minutos de caminhada, pelo menos três vezes por semana já é benefício ao coração

- Manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas