04 OUT 2023
UBS Meirelles realiza ação para comemorar o Dia do Agente Comunitário em Saúde
Celebrado dia 4 de outubro, o evento destaca a importância destes profissionais para a saúde da comunidade

A UBS Dr. Meirelles realiza, nesta quarta-feira (4), evento para celebrar o Dia Nacional do Agente Comunitário em Saúde (ACS), comemorado dia 4 de outubro. A equipe da unidade se uniu para celebrar e reconhecer o trabalho destes profissionais.

Em conversa durante o evento, informações sobre a Estratégia de Saúde da Família destacaram a importância do trabalho dos Agentes de Saúde na promoção da saúde comunitária, proporcionando momentos de descontração e reflexão.

A celebração serviu como um lembrete de desempenho do papel fundamental em nossa sociedade, trabalhando para cuidar da saúde e bem-estar de todos nós, assim como um momento de agradecimento para estes profissionais.

O que é o ACS?

O Agente Comunitário em Saúde é o profissional que está mais perto da comunidade. Assim, é responsável por realizar atividades educativas e de acompanhamento da população local, a fim de preveni-la de doenças e incentivá-la à manutenção da saúde.

Algumas atividades que o ACS realiza são: visitar famílias (de sua área de atuação para monitoramento), promover a vacinação, acompanhar tratamentos de pacientes, apoio emocional às famílias, identificar problemas de saúde na comunidade, coletar dados sobre a saúde da comunidade e educar fornecendo informações sobre práticas saudáveis e doenças.

Autor: Victoria Sampaio