23 OUT 2023
SAÚDE
Profissionais da saúde participam de oficina de microplanejamento sobre altas coberturas vacinais
Evento ocorreu na última sexta-feira (20) no Ceprovi

A Secretaria de Saúde realizou, na última sexta-feira (20), uma oficina de microplanejamento para enfermeiros e técnicos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Vinhedo. O evento ocorreu no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi), na parte da manhã.

O processo de microplanejamento tem como objetivo as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ) para o resgate das altas coberturas vacinais na rotina e outras estratégias de vacinação e, consequentemente, a erradicação, a eliminação e o controle de doenças imunopreveníveis.

Uma das ações que vem sendo realizada é a vacinação nos centros de educação infantil da rede municipal. Desenvolvido pela Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Secretaria de Educação, ela visa facilitar o acesso à imunização para as crianças, com o aval dos pais, ajudando a atualizar suas carteiras de vacinação, oferecendo todas as vacinas de rotina do calendário. O projeto já passou por um total de cinco escolas, atualizando 391 carteirinhas e realizando 466 aplicações de vacina.

A Secretaria de Saúde também vem realizando busca ativa aos faltosos, que é a convocação pelo relatório de faltosos (pessoas que não se vacinaram) através do sistema IDS, que gerencia dados da Secretaria de Saúde, UPAs, Laboratórios de Análises Clínicas e Farmácias Públicas.

Vinhedo registrou, até esta segunda-feira (23), cobertura vacinal de 70,03% referente à gripe (Influenza). Já a cobertura vacinal do esquema primário contra a covid-19 se encontra em 85,96%, enquanto a porcentagem da vacina de reforço bivalente está em 19,04%. A meta para todas as coberturas de vacinas, em sua maioria, é de 95% da população vacinada.

Autor: Victoria Sampaio