31 OUT 2023
Aumento de casos de Covid reforçam necessidade de vacinação
Vinhedo registrou 438 casos de covid em outubro

A Secretaria de Saúde de Vinhedo registrou, no mês de outubro, 438 casos de covid-19 na cidade, um aumento de 86% em relação ao mês anterior. Em setembro, a cidade teve 235 casos, resultando em um óbito (que não ocorria desde março deste ano), evidenciando um aumento de 152% em comparação com o mês anterior. Já em agosto foram 93 casos.

A média de aplicações da vacina bivalente por dia no município é de 10 a 20. Até esta terça-feira (31), a cobertura vacinal da bivalente se encontra em 19,11%, com 12.127 aplicações no total. A meta, no entanto, é que a porcentagem da população vacinada chegue a 90%.

Juliana Molina, da Vigilância Epidemiológica, comenta que embora o ritmo de crescimento não seja alarmante, merece atenção que a baixa procura da vacina Bivalente pode contribuir para aumento de casos graves da doença. “Diante do atual cenário, chama atenção para a importância da testagem e reforça a necessidade da população estar em dia com a vacina contra a Covid-19, de acordo com a sua faixa etária. Assim, esse ciclo de crescimento de Covid-19, que estamos começando a observar, será de menor impacto. O risco fica bem menor com a vacina, principalmente, para evitar o desenvolvimento de casos graves.”

Ela também alerta que a doença vem acometendo as pessoas em ritmo mais acelerado, indicando a circulação de novas sub variantes, com a circulação da sub variante da ômicron, a XBB.1.5.

A Secretaria de Saúde continua a realizar Sábados da Vacina todo mês e diversos mutirões para continuar a incentivar a população a se vacinar, reforçando sobre a importância de se imunizar contra a doença.

Mutirão de vacina na UBS Planalto

A UBS Planalto realiza, no sábado dia 11 de novembro, mais um mutirão de vacinas em que estarão disponíveis todas as vacinas de rotina presentes no calendário, assim como a de covid-19.

A imunização será das 8h às 14h e não requer agendamento prévio. É necessário apresentar documento de identidade e o cartão de vacina.

As doses da vacina bivalente contra a covid-19 estão disponíveis para maiores de 18 anos, para a população geral e para maiores de 12 anos com comorbidades. Não há contraindicação em tomar no mesmo dia a vacina da covid-19 e outros imunizantes.

Mutirão de vacinas
UBS Planalto - Rua Brasília, nº 273 - Vila Planalto