28 NOV 2023
Defesa Civil de Vinhedo se integra ao COI para receber chamados de emergência
Integração visa o início da Operação Chuvas de Verão 2023/2024

A Defesa Civil de Vinhedo se integra ao Centro de Operações Integradas (COI) da Guarda Civil Municipal e passa a receber chamados relacionados com a gestão de riscos, desastres e emergências, a partir desta segunda-feira (27). A integração visa o início da Operação Chuvas de Verão 2023/2024, que se inicia na próxima sexta-feira (01) e termina em 31 de março de 2024.

A ligação pode ser feita de um telefone fixo ou celular pelo número 199, “Disque Defesa Civil” nacional. O número atende todos os 645 municípios e dependendo da sua posição no momento de uma ligação por celular, o direcionamento de sinal da torre de transmissão pode fazer com que a ligação caia em outra cidade. Neste caso, estando usando um celular, o solicitante deve ligar para (19) 3826 7699 Ramais: 5023 / 5024 / 5025 / 5026, seguindo as orientações do menu apresentado e poderá falar diretamente com o COI da GCM de Vinhedo.

Operação Chuvas de Verão 2023/2024

A Operação Chuvas de Verão 2023/2024 busca manter a população informada sobre riscos meteorológicos, implementar ações preventivas e mitigatórias frente eventos adversos, e disponibilizar imediata resposta aos eventos de desastres e emergências que possam ocorrer durante o período mais chuvoso do ano.

Para auxiliar com o monitoramento aéreo não tripulado das áreas de risco, mapeando e monitorando situações de perigo em tempo real, a Defesa Civil adquiriu um drone. O veículo aéreo não tripulado é do modelo DJI Mini 3, o mesmo usado pela Guarda Civil Municipal. Ele é equipado com câmera 4K e transmissão de vídeo com alcance de até 10km, controle remoto, baterias e carregadores.

Alertas por SMS

Além de uma linha direta e gratuita com a Proteção e Defesa Civil, o 199 também possibilita acesso por SMS a alertas que repassam informações sobre riscos meteorológicos.

O serviço de envio de alertas por mensagem de texto (SMS 40199) repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas às pessoas cadastradas no serviço.

Passo a passo do serviço de alertas da Defesa Civil:

Identificar no seu celular a opção SMS;

No destinatário, digitar o número 40199;

Digitar o CEP do endereço (pode ser de casa, trabalho ou do trajeto);

Você pode cadastrar quantos CEPs quiser;

Pronto! Você já está cadastrado.

Autor: Vinícius Zaia