29 DEZ 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Guarda Municipal e PM se unem em operação Ordem e Sossego em Vinhedo
Ação segue até 1 de janeiro para inibir os chamados fluxo e pancadões
Numa ação coordenada pela Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Vinhedo, a Guarda Civil Municipal e o comando local da Polícia Militar, estão colocando nas ruas, a partir desta sexta-feira, 29 de dezembro, a Operação Ordem e Sossego Público.

A medida visa inibir situações de perturbação de sossego durante as festas de fim de ano, e segue até 1 de janeiro, com flagrantes que podem levar a multas, apreensão dos veículos envolvidos e até detenção, caso os participantes estejam em situação de crime.

De acordo com Osmir Cruz, secretário de Defesa Social, serão realizados bloqueios em áreas estratégicas da cidade, contando com equipes móveis especializadas para lidar com essas ocorrências.

Desta forma, os agentes estarão prontos para coibir as motos que transitam com escapamento aberto provocando estouro; inibir a realização dos fluxos, marcados por direção perigosa nas vias públicas; e inibir a realização dos pancadões, com uso abusivo de som, e que sempre estão associados ao uso exagerado de bebida alcóolica e ao consumo de drogas.

“Estamos atuando para prover à população de Vinhedo o maior conforto durante as comemorações de Fim de Ano. Vamos agir com tolerância zero para motocicletas e bicicletas motorizadas que causarem perturbação de sossego, e os famosos fluxos também não serão tolerados. Sabemos que, principalmente, os idosos, pessoas autistas, as crianças, os animais, sofrem com o barulho excessivo, e nosso trabalho será dedicado a proteger os mais vulneráveis à falta de respeito que é cometida com a perturbação do sossego”, reforça o secretário Cruz.

Autuações
Diante dos flagrantes, ainda segundo a Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, serão aplicadas multas, além do recolhimento do veículo causador da infração. E, se verificado que os envolvidos tenham ligação com outros crimes, serão encaminhados para a Delegacia de Polícia.

Recentemente, por determinação do prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, a Secretaria de Defesa Social contratou serviços de pátio e guincho, o que dará suporte no recolhimento dos veículos infratores.

“O ano foi marcado por muitos investimentos em programas, serviços e equipamentos que ajudam a garantir essa sensação de segurança tão valiosa pra nossa cidade. Vamos virar o ano com mais este avanço. Queremos uma Vinhedo tranquila onde o que pode ser a comemoração de uns não seja a perturbação de tantos”, frisa Dr. Dario.

Denúncias
Para uma melhor efetividade da ação, não serão divulgados os pontos em que os bloqueios irão ocorrer. No entanto, denúncias podem ser feitas, tanto para a Guarda Civil Municipal, como para a Polícia Militar. As ligações, inclusive anônimas, podem ser feitas para os números 153 (GCM) ou 190 (PM).
Autor: Rafael Faria