18 JAN 2024
CULTURA
Conselho Municipal de Políticas Culturais e Defesa do Patrimônio Histórico toma posse na terça, 23
Inédito, conselho é composto por 12 membros, sendo seis da sociedade civil e seis da administração pública, além dos suplentes

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, vai dar posse na tarde da próxima terça-feira (23), aos membros do primeiro Conselho Municipal de Políticas Culturais e Defesa do Patrimônio Histórico de Vinhedo em cerimônia realizada no Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’ a partir das 18h30.

O Conselho conta com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil, responsáveis pela elaboração e acompanhamento da política cultural da cidade.

A proposta de implantação de um conselho de cultura em Vinhedo teve início em 31 de março de 2006 quando foi aprovada a primeira Lei nº 2.928. Em 20 de julho de 2017 foi aprovada uma nova Lei nº 3765 sobre alteração de artigo da Lei nº 2.928. Em outubro de 2021 foi criada uma nova Lei nº 4.012 e finalmente em 02 de outubro de 2023 foi aprovada a nova Lei nº 4.212 unificando e criando um único Conselho de Políticas Culturais e Defesa do Patrimônio Histórico de Vinhedo e do Fundo Municipal de Assistência à Cultura e Patrimônio Histórico.

“A criação deste Conselho é uma iniciativa importante para o desenvolvimento cultural de Vinhedo. Queremos valorizar e preservar a nossa cultura, por isso é essencial a participação de todos na elaboração das políticas culturais do nosso município”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

O Conselho Municipal de Cultura está composto por representantes de secretarias municipais e representantes de instituição de música, dança, teatro, artes visuais e audiovisual, livros e literaturas, associações culturais, comunicação, mídia sociais e cultura popular, manifestações de origem africana, carnaval e cultura religiosa, com mandato de dois anos – gestão 2024/2026. O órgão terá a responsabilidade de acompanhar e avaliar as ações culturais promovidas pelo município, além de propor ações para fomentar e difundir a cultura local.

Com a criação do Conselho Municipal de Cultura, a cidade de Vinhedo abre mais caminhos para a promoção do desenvolvimento cultural e a participação da sociedade civil em importantes decisões.

Composição

Representantes do Segmento Comunicação e Mídias Sociais

Titular: Dayse Pereira Gomes

Suplente: Renan Mozzer de Souza