A Prefeitura de Vinhedo, por meio do Setor de Zoonoses, participa neste sábado (24) do “Dia D”, também conhecido como 7ª Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypti. O objetivo é conscientizar a população sobre os riscos trazidos pelo mosquito, que transmite doenças graves como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
Organizada em parceria com a EPTV, a ação, que ocorre anualmente, incentiva prefeituras e secretarias de Saúde a desenvolverem ações simultâneas, em um único dia, de combate aos criadouros e à proliferação do mosquito.
Dia D em Vinhedo
Na parte da manhã, a Feira da Capela receberá uma ação com panfletos e orientações sobre o combate à dengue sendo distribuídos pela equipe da Zoonoses.
Já na parte da tarde, ocorre o casa a casa. A ação é feita nas casas dos munícipes, e com a autorização do proprietário, a equipe adentra e realiza busca ativa de suspeitos e controle de criadouros.
Essa iniciativa é um trabalho contínuo do setor que ocorre de casa a casa diariamente na semana durante todo o ano, porém está sendo reforçada agora nos finais de semana, especialmente pela atual época mais chuvosa, entre novembro e maio, em que o vetor Aedes aegypti tende a se proliferar.
Atividades educativas
O Setor ainda vem desenvolvendo palestras, atividades educativas, com apresentação em escolas da rede municipal de ensino e apresentação de teatro sobre o tema, através de atividade lúdica com objetivo de formar multiplicadores para que o conhecimento seja disseminado gerando estímulo contínuo na eliminação de criadouros de mosquito Aedes aegypti.
No Caps i - Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, os usuários receberam, no dia 15 de janeiro, apresentação de teatro sobre o tema.