14 MAR 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Sebrae Vinhedo realizou 14,9 mil atendimentos gratuitos em 2023
Foto: Eliel Rezende
Cidade conta com dois pontos de atendimento físico, um no Centro e outro na Capela
Em 2023, quase 15 mil vinhedenses utilizaram um dos serviços oferecidos pelo Sebrae, seja em atendimento presencial, cursos, consultorias, chamada telefônicas ou on-line. Os dados foram apresentados pelo gerente regional de Campinas, Nilcio Freitas e demais representantes do órgão, ao prefeito Dr. Dario Pacheco na última quarta-feira (13).

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade privada brasileira de serviço social, sem fins lucrativos, que objetiva a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país. Em Vinhedo, além do posto na região central, desde novembro do ano passado a cidade passou a contar com seu segundo posto, localizado na Capela, ajudando a fomentar o empreendedorismo em toda a cidade.

Foram 2,6 mil atendimentos digitais, dos quais 1,3 mil para pessoas físicas e 1,2 mil para pessoas jurídicas. A maior parte da população que recorreu aos serviços de forma on-line reside na Capela, seguido pelo Centro, Vila João XXIII, Nova Vinhedo e Pinheirinho.

Já no SebraeAqui, atendimento presencial do órgão, foram 1,4 mil serviços prestados, sendo 874 pessoas físicas atendidas e 606 jurídicas. Destes, 1,1 mil procuraram o órgão pela primeira vez, sendo a grande maioria pessoas físicas (58,3%), MEI (37,2%), ME (3,3%) e EPP (1%).

Entre os segmentos atendidos, destaque para o setor de serviços com 71%, seguido pelo comércio com 16%, indústria com 10%, agronegócio 2% e outros 1%. As mulheres também foram a maioria, sendo representadas por 63% e homens com 37%.

A maior parte dos atendimentos foi realizado para pessoas de 41 a 50 anos (27%), seguido pela faixa etária de 31 a 40 anos (27%). Já a escolaridade média, 56% possuem nível médio e 29% nível superior.

Nos atendimentos coletivos, foram capacitadas 33 turmas com 811 inscritos, com temas como marketing empresarial, planejamento financeiro, e-commerce, vendas, loja virtual, inteligência emocional, técnica de alongamento de unhas e esmaltação em gel, dentre outros.

Com esses números, o Sebrae Aqui Vinhedo ocupa o 8º lugar na região de Campinas no total de clientes distintos em relação as 25 unidades do Sebrae Aqui, 10º lugar na região de Campinas no total de atendimentos, 137º lugar no Estado de SP em clientes distintos em relação a 647 unidades do Sebrae e 232º no Estado em atendimentos.
Autor: Ana Cândida Briski