19 MAR 2024
Teatro Municipal abrirá inscrições para uso do espaço
Foto: Eliel Rezende
Local foi reaberto ao público em evento realizado na noite da última sexta-feira, 15 de março
Dança, teatro e música deram o tom na reabertura do Teatro Municipal “Sylvia de Alencar Matheus” na noite da última sexta-feira, 15 de março. Agora, o espaço está pronto para receber atrações interessadas em se apresentar no principal palco da cidade de Vinhedo.

O local, que estava fechado, recebeu nova pintura, revisão na rede elétrica, reforma e mais acessibilidade dos camarins para o palco, instalação de novas cortinas e revisão do sistema de ar-condicionado e, principalmente a troca de todo telhado, colocando fim ao histórico de goteiras e infiltrações.

Para fazer uso do Teatro Municipal é preciso seguir o disposto no Decreto nº 104, de 30 de março de 2022, onde constam todas as informações necessárias que devem ser apresentadas no ato de solicitação. O requerimento, acompanhado de um release do espetáculo ou evento, terá que ser protocolado junto à Central SIM.

No entanto, neste momento, as solicitações deverão conter data de uso após o dia 6 de maio.

Mais informações estão presentes no link: https://www.vinhedo.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/289/teatro-municipal-sylvia-de-alencar-matheus/

História

O Teatro Municipal “Sylvia de Alencar Matheus” está estruturado na antiga fábrica de abrasivos, a Carborundum, a terceira indústria instalada no município, em 1953. Está inserido em um complexo cultural que também abriga o Centro Cultural "Engenheiro Güerino Mário Pescarini", responsável por oferecer oficinas culturais na área central da cidade e por sediar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Inaugurado em 22 de setembro de 2006, o teatro consegue conciliar a modernidade com as características da antiga fábrica. O lustre de seu foyer foi feito com os vidros das janelas originais da Carborundum. Tem capacidade para 507 pessoas. O nome é uma homenagem à primeira-dama do munícipio, conhecida por ser a primeira bailarina da cidade.
Autor: Rafael Faria