15 ABR 2024
Semana da Leitura começa nesta quarta-feira (17)
Evento chega para promover o interesse pela leitura, principalmente nas crianças
Incentivar a leitura, estimulando principalmente as crianças, a fim de que o ato de ler se torne um hábito, é o objetivo de mais uma Semana da Leitura, promovida pela Prefeitura de Vinhedo numa parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e Amlac – Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências.

O evento, que acontece a partir desta quarta-feira, 17 abril, seguindo pelos próximos dois dias, será composto por apresentação teatral, leitura de textos e muita interação entre os presentes. Além de contar com a tenda “Adote um Livro”, nos três dias de evento.

Desenvolver a imaginação, enriquecer o vocabulário, além de uma gama de conhecimentos agregados, são alguns dos benefícios que a leitura proporciona, e algumas importantes ferramentas artísticas serão utilizadas neste processo, como o uso do teatro e da contação de história.

As atividades serão descentralizadas, como forma de atingir o maior número de pessoas.

Semana da Leitura
17/04 - Sarau Literário de Abertura, às 19h30, no Memorial do Imigrante "Tuto Gasparini", com o monólogo de Chico Forlenza, “O Palhaço Todo Verso Todo Prosa”, inspirado em textos e poemas de Fernando Pessoa
18/04 - “Chapeuzinho Vermelho”, por Cia. Teatral Rick Kelly, durante a feira noturna da Praça Geraldo Thomé, no bairro Três Irmãos, às 19h
19/04 - Espetáculo Líteromusical, por Cia. Borboletras na Biblioteca Municipal, às 10h e às 15h

E já conhece nossa Biblioteca?

A Biblioteca Municipal de Vinhedo tem aproximadamente 25 mil livros dos mais variados gêneros e gostos, incluindo de ficção científica mais lidos e aclamados pelo público, além de CDs e DVDs.

Para começar a pegar livros gratuitamente basta ir até a biblioteca e apresentar um documento de identidade com foto e um comprovante de endereço ou cartão cidadão originais.
É permitida a retirada de até 3 (três) livros por pessoa e o prazo de devolução é de 15 dias. Caso haja atraso, será gerada uma multa de R$ 1,00 por dia útil de atraso, por livro emprestado. Livros de consulta como enciclopédias e dicionário específicos não podem ser retirados, devendo ser lidos no local.

A Biblioteca Municipal de Vinhedo aceita doações de diversos tipos de materiais, resguardando-se por termo assinado pelo doador e garantindo a si mesma o direito de analisar as doações recebidas, avaliando a pertinência de integrá-las ou não ao seu acervo (com critérios como adequação ou não da obra ao público alvo da biblioteca, limitação do espaço físico da biblioteca, atualização, conservação, entre outros). Após a avaliação, caso os itens doados não sejam interessantes ao acervo, a Biblioteca Municipal de Vinhedo poderá encaminhá-los para outras bibliotecas, doá-los ao público interessado, utilizá-los em campanhas culturais, reciclá-los ou mesmo devolvê-los.

Biblioteca Municipal de Vinhedo
Onde? Centro Cultural "Engenheiro Guerino Mario Pescarini"
Rua Monteiro de Barros, nº 101, centro
segunda a sexta-feira, das 9h às 17h