17 ABR 2024
CULTURA
Mostra de artes visuais ‘Origens’ entra em cartaz dia 28 de abril no Memorial do Imigrante
Artista Mariane Pileggi expõe 20 obras que tratam a figura feminina e raízes étnico culturais

A partir do dia 28 de abril, o Memorial do Imigrante ‘Tuto Gasparini’ recebe até 25 de maio a mostra ‘Origens’, da artista visual vinhedense Mariane Cain Pileggi; a quinta exposição a ser realizada no local neste ano.

São cerca de 20 obras em pintura acrílica sobre tela, com temas que tratam principalmente da figura feminina e as raízes étnico culturais da artista e poderá ser visitada todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos.

Autodidata, Mariane desenvolveu suas próprias técnicas de pintura, principalmente na arte abstrata, onde as cores do pôr do sol são sua maior fonte de inspiração. A maioria de suas obras são representações femininas, especialmente das mulheres negras e indígenas, celebrando a diversidade e a singularidade de suas raízes.

Sua arte é uma expressão da intuição, um processo em que se permite ser guiada pelo instinto e pelas emoções, resultando em expressões genuínas, tendo um reflexo autêntico de suas origens e de sua busca por identidade e pertencimento.

A mostra poderá ser visitada de 28 de abril a 25 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h – com exceção de feriados e pontos facultativos -, no Memorial do Imigrante “Tuto Gasparini”, Av. Dos Imigrantes, nº 605 - Jardim Itália.

‘Origens’ convida o espectador a se perder nas cores e formas, a refletir sobre suas próprias raízes e a apreciar a beleza e a complexidade da herança cultural brasileira.

Sobre a autora

Descendente de italianos, Mariane Cain Pileggi mergulha em sua história e herança cultural, se dedicando a explorar as ricas influências de suas outras ascendências: africana e indígena.

Nascida em Vinhedo e com uma estadia significativa na Europa, encontrou na arte uma forma de se reconectar com suas origens enquanto estava distante de sua terra natal.

Desde o início de 2020, Mariane tem explorado sua expressão artística, mergulhando de cabeça em um mundo de cores, texturas e formas.

Além dos abstratos, suas obras também apresentam ilustrações vívidas de animais, acrescentando camadas de significado e conexão com a natureza.

Origens por Mariane Pileggi

Visitação: 28 de abril a 25 de maio (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 12h)

Memorial do Imigrante Tuto Gasparini (Av. Dos Imigrantes, nº 605 - Jardim Itália)

Entrada Gratuita