A Secretaria de Saúde promove, juntamente das equipes do CAPS I – Espaço Renascer e Caps i – Casa Arco-íris, nos dias 15 e 16 de maio, ações em comemoração a Semana da Luta Antimanicomial. No dia 15 de maio, o evento será na Praça Sant' Anna a partir das 9h, e no dia 16 de maio, será na Praça Aurora Sudário, com início no mesmo horário.
Nos dois dias, haverá venda de trabalhos produzidos pelos pacientes do CAPS adulto- Espaço Renascer e exposição de cartazes com desenhos produzidos nas oficinas do CAPS infanto-juvenil. A ideia é trazer protagonismo para os usuários dos serviços.
Também será realizada uma conversa sobre como funcionam os CAPS, que são equipamentos pensados e criados para atender os pacientes com sofrimento mental intenso e/ou transtornos psiquiátricos graves e persistentes, dentro de uma política de saúde mental que estabelece a institucionalização como último recurso terapêutico.
Além disso, também serão distribuídos panfletos para a população com o endereço dos CAPS.
Luta Antimanicomial
O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado todo 18 de maio. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam o cuidado em saúde mental.
A luta antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, as pessoas com questões de saúde mental têm direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, além de direito a receber cuidado e tratamento dignos, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.
“Junte-se a nós na luta por uma sociedade sem manicômios. Comemoremos as diferenças e o cuidado humanizado em saúde mental.”