Na manhã da última terça-feira (4), a equipe do Grupo de Apoio e Proteção aos Animais (GAPA) da GCM de Vinhedo foi acionada para capturar uma serpente jararaca encontrada nas dependências de uma empresa situada no bairro da Capela. Conhecida cientificamente como Bothrops jararaca, uma das espécies de serpentes mais comuns na região sudeste, ela é responsável por cerca de 69% dos acidentes com animais peçonhentos registrados no Brasil segundo o Instituto Butantã.
A presença da jararaca causou preocupação entre os funcionários, que prontamente entraram em contato com a GCM de Vinhedo através do número de emergência 153. Os GCMs Antero e Bianchini da equipe do GAPA, especializados no manejo de animais silvestres, realizaram a captura com segurança, garantindo que ninguém fosse ferido.
Após a captura, a jararaca foi encaminhada para a Mata Ciliar, que mantém convênio com a Prefeitura de Vinhedo, para recuperação. Posteriormente, a cobra será encaminhada para o Instituto Butantã, especializado em animais peçonhentos.
A equipe do GAPA reforça a importância de acionar especialistas ao se deparar com animais silvestres, evitando riscos tanto para as pessoas quanto para os próprios animais.