Capacidade de fornecimento de água aumentará em até 200 mil litros por hora
As obras da nova adutora do Rio Capivari estão na reta final com a conclusão da interligação da rede e a instalação da bomba de alta capacidade. Também foram iniciados os testes operacionais, que devem garantir o pleno funcionamento do sistema nos próximos meses.
A inclusão de uma bomba mais potente no sistema de captação permite um aumento significativo na capacidade de fornecimento de água. A nova estrutura amplia a capacidade de 400 mil litros por hora para 600 mil litros por hora, um acréscimo de 50% na oferta de água. Com isso, a cidade contará com 200 mil litros a mais por hora (56 litros por segundo), tornando o sistema mais moderno e eficiente.
A nova adutora tem cerca de 2 mil metros de extensão e será responsável por transportar a água do ponto de captação no Rio Capivari até a Estação de Tratamento de Água (ETA 3), localizada no Condomínio São Joaquim, prevista para entrar em operação no início de 2025.
Com a conclusão dessa obra, Vinhedo estará melhor preparada para atender à crescente demanda por água, aumentando a resiliência do sistema e garantindo maior segurança no fornecimento, mesmo em períodos de escassez.
Autor: Rebecca Von Zuben - Assessoria de Imprensa Sanebavi