Dados são reflexo dos investimentos em segurança pública, com destaque para a implantação do COI
Vinhedo segue se consolidando como uma das cidades mais seguras do interior paulista. Dados da Secretaria de Segurança Pública, do Governo do Estado de São Paulo, confirmam uma redução de 30% no registro de furtos de veículo neste ano. Enquanto 2023 registrou 63 ocorrências, em 2024 foram 44 casos.
Os números ainda estão abaixo da média regional da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Nos furtos de veículos, a taxa regional foi de 140,7 casos por 100 mil habitantes, diante de 57,4 ocorrências por 100 mil habitantes em Vinhedo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social e Mobilidade Urbana os dados são reflexo dos investimentos em segurança pública realizados nos últimos anos, como a implantação do COI, o Centro de Operações Integradas da Guarda Civil Municipal, que faz o monitoramento da cidade com mais de 700 câmeras interligadas à essa central, o que inibe a ação de criminosos e, ao mesmo tempo, facilita para uma rápida resposta da própria Guarda em cada ocorrência.
Nas últimas semanas mais 102 unidades foram incorporadas ao sistema. Foram instaladas 18 câmeras na Praça do Aquário, 5 câmaras na Praça “Waldomiro Augusto Mayer”, no bairro Pinheirinho, e outras 79 posicionadas em locais estratégicos da cidade. Além disso, tem ainda as integradas pelo programa "Câmera Cidadã", que permite aos moradores que possuem câmeras IP integrarem seus dispositivos ao sistema de monitoramento da GCM, incluindo comércios, indústrias e condomínios.
COI
Entre as funções do COI estão o atendimento e despacho de ocorrências, inteligência e monitoramento 24 horas feito por guardas treinados. Neste espaço, a GCM unifica as informações de segurança, acompanha todas as entradas e saídas da cidade com o uso de câmeras de monitoramento, fiscaliza o tráfego de veículos e das situações de risco, acompanhadas pela Defesa Civil Municipal.
Além disso, o sistema é integrado às plataformas do Alerta Brasil, Detecta, e aos sistemas Sentry, Drive Framework (semáforos, radares, parquímetros, fluxo do trânsito nas vias e tags de ônibus), CCONET, Inforseg e Digifort, monitorando não só sistemas de segurança como integrando-se à mobilidade urbana do município.
O COI, como serviço da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, está instalado no próprio prédio da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, de onde o monitoramento é feito 24 horas por dia pelos GCMs.