Grupo Berinjelas Fritas, da EM CIC Eduardo Von Zuben, foi destaque no Vamos que Venimos com espetáculo que aborda meio ambiente e saúde mental
O grupo teatral Berinjelas Fritas, formado por estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal CIC “Eduardo Von Zuben” de Vinhedo, participou na última semana do Vamos que Venimos (VQV), festival latino-americano de teatro adolescente realizado no Sesc Santo André. Representando o estado de São Paulo, o grupo foi um dos seis selecionados na etapa paulista.
Com o espetáculo Mero, que aborda questões relacionadas ao meio ambiente e à saúde mental, contando a história do Senhor K, um burocrata que, ao ser engolido por um peixe gigante, reflete sobre dilemas ambientais e emocionais, os jovens artistas de Vinhedo deram sequência ao reconhecimento conquistado no FESTEVI 2024 (Festival de Teatro de Vinhedo), onde a peça recebeu os prêmios de melhor direção, sonoplastia, cenografia e o 1º lugar geral.
A apresentação no VQV é fruto do programa de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura de Vinhedo, que promove a formação artística nas escolas municipais e fomenta o interesse pela arte desde a infância. O programa tem contribuído para revelar talentos locais e integrar os jovens ao cenário cultural mais amplo.
O festival Vamos que Venimos é um dos maiores encontros de teatro adolescente da América Latina, promovendo o intercâmbio cultural e a valorização de jovens artistas. A presença do grupo de Vinhedo no evento reforça a importância de investimentos em educação cultural no município, evidenciando os resultados positivos de políticas públicas voltadas à formação artística.